A lista de conquistas da judoca Maysa da Silva Dutra, 12 anos, que já não é pequena, ficou maior no fim de semana passado, quando ela venceu, em Curitiba, o Campeonato Brasileiro da Região Cinco – uma espécie de Sul-brasileiro com atletas dos três Estados do Sul e de São Paulo.
Continua depois da publicidade
A sua evolução na modalidade é tão grande a ponto de hoje ele ser taxada como a menina dos olhos do esporte de São Francisco do Sul.
O currículo da judoca é incrementado ano a ano, mas nenhum dos triunfos se compara ao obtido na capital paranaense. Contra atletas de clubes tradicionais como o Pinheiros e o Corinthians, Maysa não poupou esforços para levar o nome de sua cidade ao lugar mais alto do pódio.
Em São Francisco do Sul, ela treina, há cinco anos, em um projeto apoiado pela Secretaria de Esportes. Além do centro de treinamentos, o município a ajuda com academia, fisioterapia e, quando necessário, com nutricionista.
Continua depois da publicidade
A aposta na jovem é alta, e ela espera corresponder realizando o sonho olímpico.
– Vou treinar bastante para um dia chegar a uma Olimpíada-, promete.
Até lá, tem muito chão pela frente. Idade para competir em Olesc e Joguinhos Abertos ela ainda não tem. Mesmo assim, há outros grandes objetivos para terminar uma temporada de ouro.
Em junho, vai ao Estadual, em Balneário Camboriú. Em agosto, encara a competição mais importante: o Brasileiro, em Manaus.