O grupo de judocas que representa o Brasil nos Jogos Pan-Americanos 2011 realizou seu primeiro treino em Guadalajara nesta segunda-feira. Durante 1h30min, os 14 convocados foram orientados pelos técnicos e treinam novamente nesta terça, a partir das 11h. Depois, às 16h, está previsto o sorteio das chaves que irá definir os adversários brasileiros. Os confrontos da modalidade começam nesta quarta.

Continua depois da publicidade

– A disputa será dura e, mesmo com a tradição que temos no continente, os atletas estão focados e sabem da importância deste evento para o Brasil e também para suas carreiras. Ganhar uma medalha em Jogos Pan-Americanos é escrever o nome na história – avalia o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson.

Bronze no Pan do Rio, em 2007, Luciano Corrêa pensa que o Brasil pode garantir medalhas caso matenha a tranquilidade e a concentração.

– O principal é manter a tranquilidade e aproveitar cada instante, pois essa experiência de conhecer atletas de outras modalidades e vivenciar uma Vila marca bastante. O Pan do Rio foi fundamental para a conquista da medalha de ouro no Mundial – salienta.

Dos 14 brasileiros, três são gaúchos: Mayra Aguiar (78kg), Maria Portela (70kg) e Felipe Kitadai (60kg).

Continua depois da publicidade

Em 15 edições dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil participará pela 12ª vez no judô. O país já conquistou 97 medalhas: 25 de ouro, 29 de prata e 43 de bronze. Em 2007, foram 13. Uma delas, o ouro de Tiago Camilo, que tenta o bi.

Confira os judocas brasileiros que vão ao Pan (em destaque, os gaúchos):

Sarah Menezes (48kg)

Erika Miranda (52kg)

Rafaela Silva (57kg)

Katherine Campos (63kg)

Maria Portela (70kg)

Mayra Aguiar (78kg)

Maria Suelen Altheman (+78kg)

Felipe Kitadai (60kg)

Leandro Cunha (66kg)

Bruno Mendonça (73kg)

Leandro Guilheiro (81kg)

Tiago Camilo (90kg)

Luciano Corrêa (100kg)

Rafael Silva (+100 kg)