A atriz britânica Judi Dench, de 83 anos, receberá o prêmio honorário Donostia no 66º Festival de Cinema de San Sebastián em setembro, em reconhecimento por sua prolífica e longa carreira, anunciou a organização do evento.
Continua depois da publicidade
Judi Dench, vencedora do Oscar de atriz coadjuvante pelo papel da rainha Elizabeth I em “Shakespeare Apaixonado” (1998), receberá o prêmio no dia 25 de setembro.
Dench, grande nome do teatro britânico, estreou no cinema em 1964 e já trabalhou com grandes diretores como Stephen Frears, Kenneth Branagh, Clint Eastwood e Sam Mendes.
Foi indicada ao Oscar de melhor atriz por “Sua Majestade, Mrs Brown” (1997), “Iris” (2001), “Sra. Henderson Apresenta” (2006), “Notas Sobre um Escândalo” (2007) e “Philomena” (2013). Também foi indicada como coadjuvante por “Chocolate” (2001).
Continua depois da publicidade
Nos últimos anos interpretou a personagem M., diretora do serviço de inteligência externo britânico, em vários filmes da franquia 007.
Além da homenagem, Judi Dench também promoverá em San Sebastián o filme “Red Joan”, dirigido por Trevor Nunn.
Ao lado de Judi Dench, o festival espanhol também vai premiar com o Donostia o ator americano Danny DeVito e o cineasta japonês Hirokazu Kore-eda, vencedor da Palma de Ouro de Cannes este ano com “Shoplifters”.
Continua depois da publicidade
* AFP