– Desenhar me dá muito prazer. Não sei se sou um grande pintor, mas com certeza sou um desenhista tão bom que o diabo só faz maldades por inveja de mim – devaneia Juarez Machado antes abrir a exposição “Soixante-Dis”, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Esta ironia do artista piadista estará por todo lado no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), desta quinta-feira até 5 de agosto.
É um retorno do catarinense nascido em Joinville há 71 anos ao Estado – ele não abria uma exposição em Santa Catarina há pelo menos 14 anos, quando apresentou “A Ilha” no Centro Integrado de Cultura (CIC) – com as obras produzidas como edição comemorativa às sete décadas de vida.
Confira a geleria de fotos com Juarez Machado
Continua depois da publicidade
A exposição “Soixante-Dis” (que significa “Setenta” em francês, língua que o artista adotou ao decidir fixar residência em Paris) já foi apresentada em Curitiba e na capital francesa, mas chega em Florianópolis com mudanças. Além das telas produzidas para seus 70 anos, com ilustrações que mostram uma grande festa e o próprio artista interagindo nas mais diferentes situações, também estarão expostos quadros de outros momentos, figurinos, fotos que mostram os ateliês de Juarez na França, no Rio de Janeiro, em Veneza e até mesmo em Floripa e os desenhos que dão tanto orgulho ao artista.
Confira imagens da entrevista com o artista Juarez Machado
PRIMEIRA PARTE:
SEGUNDA PARTE:
– Eram desenhos que iam virar quadros, mas gostei tanto deles que decidi mantê-los – conta Juarez.
“Soixante-Dis” também tem a estreia de peças como “A Morte da Branca de Neve” e a bicicleta de rodas quadradas.
Continua depois da publicidade
– Coloquei um pouco de autobiográfico na exposição. São obras de momento diferentes, mas que tem relação com o humor, que é uma coisa minha, muito particular – analisa ele.
Este é o primeiro movimento do Instituto Juarez Machado, que planeja ações para os próximos meses para finalmente entrar em ação – ele era um sonho do joinvilense que começou a ser pensado há muito tempo.
– É uma lua de mel comigo mesmo, preparando tudo para este novo tempo. Quero manter essa inspiração para uma nova geração de artistas – adianta.
Continua depois da publicidade
AGENDE-SE
O QUÊ: exposição “Soixante-Dis”, de Juarez Machado.
QUANDO: abre hoje, às 19h30. Visitação de 20 de julho a 5 de agosto, de terça a domingo, das 10 horas às 21h15.
ONDE: Museu de Arte de Santa Catarina, na avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica.
QUANTO: gratuita.
INFORMAÇÕES: (48) 3953-2380.