Procurando o primeiro emprego? A prefeitura de Florianópolis dá uma forcinha para quem está atrás de uma oportunidade de trabalho. Nesta terça-feira, 14 de novembro, às 10h, será lançado o Programa Jovem em Ação Floripa, que vai oferecer cursos de qualificação profissional gratuitos e encaminhamentos às vagas disponíveis no mercado.

Continua depois da publicidade

O coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude de Florianópolis, Fernando Fernandes, explica que a intenção do programa é ajudar os jovens com idade entre 15 e 29 anos a conseguirem o primeiro emprego.

— A gente sabe que hoje em dia o jovem, por não ter experiência, não consegue um emprego. O que faz a diferença na hora de concorrer a uma vaga é a qualificação e é isso que estamos disponibilizando.

Outra intenção é gerar mão de obra para as vagas abertas durante a temporada de verão.

— O jovem, conseguindo se apresentar ao público, consegue qualquer tipo de emprego e sabemos que nesta temporada vira muitos argentinos para a cidade e, consequentemente, a demanda de trabalho aumentará bastante, principalmente em bares e restaurantes.

Continua depois da publicidade

Como se candidatar

A primeira fase do programa vai oferecer 600 vagas para o curso de apresentação pessoal, montagem de currículo e atendimento ao público em geral. A aula terá duração de três horas e o candidato poderá escolher entre o horário da manhã (8h30min às 11h30min), tarde (14h às 17h) ou noite (19h às 22h), sendo 200 vagas para cada turno. A capacitação ocorre no dia 29 de novembro, na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), na Avenida Osvaldo Rodrigues Cabral, 1.900, Centro de Florianópolis.

As inscrições para o curso abrem nesta terça-feira, 14. Os interessados devem preencher o formulário disponível no site da prefeitura de Florianópolis, http://www.pmf.sc.gov.br/sistemas/Juventude/. Quem não tiver acesso à internet pode procurar a sala de assistência social dentro do Mercado Público, onde uma funcionária da prefeitura ajudará na realização da inscrição.

Qualquer pessoa com idade entre 15 e 29 anos, moradora de Florianópolis, pode participar da capacitação. O curso será ministrado pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção e Integração de Santa Catarina (Renapsi) e é gratuito.

Após a conclusão do primeiro curso, quem tiver interesse poderá participar do curso de manipulação de alimentos, que será realizado no dia 30 de novembro, pela Vigilância Sanitária em parceria com a Associação dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Florianópolis (Ampe Metropolitana).

Continua depois da publicidade

Fernandes explica que muitas empresas deixam de contratar o candidato que não tem o curso de manipulação de alimentos porque esta qualificação costuma ter um custo alto para as empresas.

— Ou seja, é mais uma qualificação que o jovem terá perante as demais pessoas no mercado de trabalho e nós vamos oferecer gratuitamente.

Maiores chances de assinar a carteira

Assim que concluir os cursos, o aluno fará parte de um banco de dados da prefeitura e terá o currículo enviado para as entidades empresariais de Florianópolis. Fernandes comenta que cada entidade encaminhará os currículos de acordo com as vagas disponíveis e perfis dos candidatos.

— Não é uma garantia, mas com certeza vai ajudar no encaminhamento ao mercado de trabalho destes jovens.

Continua depois da publicidade

Serviço

O quê: Lançamento do Programa Jovem em Ação

Quando: Terça-feira, dia 14 de novembro, às 10h

Onde: Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, na prefeitura de Florianópolis, na Rua Tenente Silveira, 60, 5º andar.

Leia mais:

Sine tem aplicativo para achar vagas pelo celular