As jovens que morreram soterradas em Camboriú, no Litoral Norte, dormiam no momento do deslizamento. Elaine Marques, 17, e Ketelhem Arno Ribeiro, 16, eram primas. Além das duas, uma terceira vítima, uma menina de nove anos prima de Ketelhem, foi levada ao hospital na madrugada desta terça-feira (20) e passa bem, de acordo com a prefeitura.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Vale do Itajaí direto no Whatsapp.
A ocorrência foi gerada pelos bombeiros militares por volta das 3h30min. Eles e uma equipe do Samu tentaram salvar as garotas, mas sem sucesso. A casa, no bairro Monte Alegre, foi atingida por um desmoronamento de terra. Um dos cômodos atingidos foi o quarto em que elas estavam.
Ketelhem morava na residência com os pais e o irmão de três anos, conta a prima Chaiane Marnati. A jovem estava noiva e trabalhava em uma loja de roupas na região. Já Elaine deixou São Lourenço do Oeste na semana passada para aproveitar as férias com a família de Camboriú, onde pretendia ficar morando. A criança de nove anos passava alguns dias na casa dos parentes.
— Elas (Ketelhem e Elaine) eram como irmãs. Estavam sempre juntas — conta Chaiane.
Continua depois da publicidade
O quarto em que as meninas estavam fica próximo a um barranco, e foi um dos mais destruídos da casa pelo movimento de terra. Parentes auxiliaram os bombeiros durante o resgate e por volta das 5h Elaine foi encontrada. Minutos depois, Ketelhem foi localizada e atendida ainda com vida, detalha Chaiane. Ela teria sofrido uma parada cardiorrespiratória na sequência e não resistiu, apesar das tentativas de reanimação dos socorristas.
Os corpos não haviam sido recolhidos pela Polícia Científica até o final da manhã desta terça por conta dos alagamentos e deslizamentos que atingem Camboriú e região e impedem a circulação dos veículos em dezenas de ruas. A prefeitura decretou situação de emergência depois de chover mais de 200 milímetros em 24 horas. Mais de 20 pessoas procuraram os abrigos municipais.
Leia também
Com mortes, carros submersos, casas alagadas e ilhados, Camboriú decreta emergência
Imagens aéreas na BR-101 revelam dimensão de incêndio no litoral de SC