A oficina de abertura da Empreende Brazil Conference nesta quinta-feira reuniu jovens empreendedores da Capital, que mostram que para alcançar o sonho do negócio próprio, não há regras quanto a idade, formação acadêmica ou investimento inicial.

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Alex Lima é publicitário e gestor de empresa. Em 2005, fundou a Glóbulo Célula Criativa, que faz gestão estratégica de marketing, e lembra de como começou a empresa:

– Eu tinha 1.200 reais, um computador velho e dois amigos. E muita vontade. Daí pra frente foi aquisição de espaço físico e empréstimos no banco para crescer, mas o início foi na base de muito esforço, erros e aprendizado em cima deles – conta Lima.

Para o gestor, um cenário

Guilherme Sarkis é educador de formação e foi vencedor da 1ª edição do Startup Weekend em Florianópolis, evento voltado para quem está iniciando um negócio próprio. Seu projeto, criado em 2013, transformou-se na startup Wyzus, uma plataforma para professores que integra gestão acadêmica, performance do aluno e foco no resultado.

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Foto: Jessé Giotti/Agência RBS

Mas esse foi só o começo. Hoje Sarkis tem negócios nas áreas de educação, tecnologia para educação, um bistrô e um espaço de coworking, o 180Hub.

Larissa Kroeff também esteve no evento dividindo sua experiência na criação da Meucopo Eco, empresa que propõe diminuir a quantidade de lixo gerada em grandes eventos, a partir do reuso de copos reutilizáveis. Kroeff é formada em Turismo, com

pós realizada em Gestão de Eventos Sustentáveis na França, de onde trouxe as ideias que ajudaram na empreitada.

– É muito bom fazer algo que você gosta, sem estar presa a um plano de carreira ou estabilidade. Quando isso ainda permite que você faça a diferença para o mundo, que visualize um problema e proponha uma alternativa, é a motivação necessária para levantar todos os dias e dar o seu melhor – declara Kroeff.

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Luiz Guilherme Manzano, coordenador da Endeavor Santa Catarina, que dá apoio a pequenas empresas, apresentou dados e dicas que orientam os caminhos para quem quer empreender.

– 94% dos empresários atuam em áreas que conhecem, seja através da formação acadêmica, atuação profissional, ou conhecimento de clientes.

– 71% dos empresários não fizeram plano de negócios. Eles vão direto ao cliente, para identificar a demanda e resolver os problemas específicos relatados.

– Empreender é uma tarefa solitária, por isso é importante ter pessoas que ajudem o gestor.

– É importante ter mentores. Reflita: quem faz sucesso fazendo o que eu quero fazer? Use-os como inspiração e guia.

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