Quatro jovens e dois cachorros foram resgatados de helicóptero na manhã desta quinta-feira (15) em uma mata fechada de Nova Veneza, cidade distante cerca de 30km de Criciúma, no Sul de SC. O grupo se perdeu ainda na tarde de quarta-feira, enquanto fazia trilha na região, e precisou passar a noite no local. Todos passam bem. 

Continua depois da publicidade

> Receba as notícias do NSC Total pelo WhatsApp; clique e saiba como

> Lamborghini flagrado a 160km/h pela polícia em SC pode custar até R$ 3 milhões

Segundo informações da Polícia Civil, os jovens foram encontrados pela equipe de Serviço AeroPolicial próxima a barragem do rio São Bento, durante uma varredura no perímetro no início da manhã. Familiares chegaram a procurar por eles ainda na quarta à noite, com ajuda do Corpo de Bombeiros, mas o grupo não foi localizado.

Com sinal de celular, que por vezes permitia alguma comunicação, o grupo perdido conseguiu informar um ponto de referência para a equipe começar as buscas. Os jovens foram encontrados após a equipe de resgate perceber o movimento em uma copa de árvore, forçado pelo grupo perdido. 

Continua depois da publicidade

Ao confirmar que as quatro pessoas estavam sem ferimentos, um dos socorristas desceu por rapel e começou a retirada individual dos jovens. 

Assista abaixo:

A operação demandou quatro manobras de extração. Em cada resgate, uma vítima foi conectada ao tripulante operacional, enquanto o helicóptero pairava sobre a área até começar a ganhar altitude e içar a dupla. Em seguida, a aeronave percorria dois quilômetros até encontrar um local seguro para pouso e retornava para o próximo socorro. 

> Bebê nasce dentro do carro em frente a hospital de Blumenau

> Pedra gigante atinge agricultor durante deslizamento no Sul de SC

As vítimas foram atendidas pela equipe médica do Sara Sul, que trabalha junto ao Saer Sul da Polícia Civil, e possui todos os equipamentos de uma UTI Móvel. Após serem examinados constatou-se estarem sem ferimentos e em bom estado emocional e foram liberados para seus familiares.

Os cães também não registraram nenhum ferimento e passam bem. Eles permaneceram imóveis durante o deslocamento, auxiliando a operação. 

Continua depois da publicidade

Leia mais

UFSC planeja vestibular presencial para o segundo semestre de 2021

Bombeiro supera Covid-19 e é homenageado por colegas em Lages; veja vídeo