Em meio a choros de despedida e muita empolgação, 21 ônibus com jovens da Diocese de Joinville partiram na tarde deste domingo para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro. Antes da viagem os peregrinos participaram da Missa de Envio na Catedral, que foi rezada pelo bispo Dom Irineu Roque Scherer.

Continua depois da publicidade

Durante a missa, os jovens rezaram, cantaram e ensaiaram o que se pretende o maior flash mob aglomerações instantâneas de pessoas para realização de determinada ação – inusitada combinada previamente – do mundo durante a jornada. Muitos dos peregrinos estavam envolvidos com bandeiras do Brasil e faixas gigantes com dizeres sobre a JMJ.

O estudante de direito Roberto da Silveira, 24 anos, era um dos centenas de jovens peregrinos que estava com as emoções a flor da pele durante a missa de envio.

-A sensação é indescritível. A nossa comunidade está se preparando desde o ano passado. Estar aqui hoje e ver os poloneses cantando, dá até vontade de chorar.

Continua depois da publicidade

Para Roberto, toda esta mobilização que está ocorrendo para a JMJ é uma prova de que a Igreja Católica está mais viva do que nunca.

– Dizem que a Igreja está enfraquecida, mas aqui está a prova de que ela está forte.

A auxiliar de cozinha Glória de Souza, 45 anos, era uma das mães emocionadas com a partida dos filhos. Duas filhas dela vão participar da jornada.

– O coração está quase saltando pela boca. É a primeira vez que elas viajam assim para longe – disse, enquanto lágrimas escorriam pelo rosto.

Continua depois da publicidade

O padre Ivan Macieski espera que o evento seja grandioso e modifique um pouco de cada um que vai participar da peregrinação.

– A esperança é de que seja uma semana de muita benção. Acho que vai ser algo inexplicável. A presença do papa vai trazer uma atmosfera de luz e o Rio de Janeiro é uma cidade de Deus.

Sete ônibus com fieis da Diocese de Joinville já tinham saído rumo à JMJ e outros oito ônibus partirão para o Rio de Janeiro nesta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Acompanhe mais informações sobre a Jornada Mundial da Juventude no blog AN na Jornada.