Uma hora diária de exercício pode ajudar aos jovens a lutar contra os efeitos do gene ligado à obesidade, diz um novo estudo europeu. A orientação para os adolescentes é que comecem a se movimentar, diz o chefe da pesquisa, Jonatan Ruiz, do Instituto Karolinska da Suécia.

Continua depois da publicidade

– Seja ativo à sua maneira – indica Ruiz. – Atividades como participar de jogos esportivos são bons e suficientes.

O estudo publicado nesta segunda-feira na edição médica da revista Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine traz a recomendação de países como Estados Unidos, que sugerem dedicar ao menos uma hora por dia à atividade física.

Um dos genes ligados à obesidade, o FTO, dispara o peso quando se manifesta em uma de suas variantes. Os adultos que têm duas cópias da variante deste gene (um a cada seis pessoas) pesam três quilos a mais do que quem não os tem.

No novo estudo, 752 adolescentes foram submetidos a exames de sangue para determinar se possuíam a variante do gene. Os jovens carregaram equipamentos que monitoravam suas atividades físicas por uma semana.

Continua depois da publicidade

A conclusão é que fazer exercícios por pelo menos uma hora por dia dá uma grande diferença no caso de jovens com predisposição a engordas. Suas cinturas, índices de massa corporal e gordura corporal eram os mesmos que os de jovens com genes normais quando eles se submetiam aos exercícios de uma hora por dia.

Os jovens que participaram do estudo são da Grécia, Alemanha, Bélgica, França, Hungria, Itália, Suécia, Áustria e Espanha. O estudo foi financiado pelos governos da Espanha e da Suécia, assim como pela União Europeia.