Os seis jovens, encontrados mortos em um canteiro de obras nesta manhã, não tinham envolvimento com o tráfico de drogas. Eles estavam desaparecidos desde sábado, quando saíram de casa para tomar um banho de cachoeira no Parque de Gericinó.
Continua depois da publicidade
Para a polícia, a chacina foi cometida como uma “demonstração de força” de traficantes que atuam na Favela da Chatuba, próxima ao parque. Amigos de infância e moradores de Nilópolis, cidade da Baixada Fluminense, os jovens costumavam ir ao parque nos fins de semana.
No sábado, com a demora dos rapazes, o pai de um deles tentou fazer contato pelo celular. O telefone foi atendido por um homem que disse estar “cumprindo uma missão”. Em outra ligação, o criminoso disse que ele “deveria fazer outros filhos”, porque “aquele já era”.
O desaparecimento dos seis jovens – Christian Vieira, de 19 anos; Victor Hugo Costa, Douglas Ribeiro e Glauber Siqueira, de 17; e Josias Searles e Patrick Machado, de 16 – foi registrado na 57ª Delegacia de Polícia (Nilópolis).
Na manhã desta segunda-feira, os corpos foram encontrados por operários que trabalham na duplicação da Dutra. Os jovens foram colocados lado a lado. Estavam nus, amarrados e amordaçados, enrolados em lençóis. Foram mortos a tiros e facadas.
Continua depois da publicidade
Para a delegada Sandra Ornelas, da Delegacia de Nilópolis, os jovens estavam “no lugar errado na hora errada”.
– Eles não têm passagens pela polícia. Foi uma demonstração de poder dos traficantes para demarcar território – disse a delegada, que classificou o crime como uma “barbárie injustificável”.
O irmão de um dos adolescentes contou ao site G1 que a família chegou a ir à Favela da Chatuba, para negociar a liberação dos jovens com traficantes. Foram avisados de que os rapazes haviam sido confundidos com “os alemão” (sic), gíria para traficantes de facção rival. O rapaz contou ainda que não houve represália ou ameaça dos criminosos aos parentes dos garotos.
Nesta segunda-feira, policiais militares do Batalhão de Choque (BPChoque) prenderam dois homens com drogas, na operação realizada no Parque de Gericinó para tentar encontrar os assassinos dos adolescentes e checar a informação de que haveria outros corpos no local.
Continua depois da publicidade
Os presos foram Romário Aguiar Vieira, de 18 anos, e Henrique José de Oliveira, de 32 anos. Não havia a informação de que os detidos estivessem envolvidos nos crimes.
No domingo, três homens e uma mulher foram assassinados em Japeri, na Baixada Fluminense. A chacina foi cometida numa casa que funcionava como boca de fumo. Os quatro foram mortos com por tiros na testa. Entre as vítimas, estavam dois adolescentes de 15 e 16 anos.