Três jovens argentinos se perderam em trilha entre a Praia da Lagoinha e a Praia Brava, no Norte da Ilha de Santa Catarina. Eles foram resgatados na madrugada desta terça pelo Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros (GBS).
Continua depois da publicidade
Os rapazes, que tem entre 16 e 18 anos, decidiram fazer o passeio no fim da tarde de segunda-feira, às 17h. Segundo informações do GBS, eles fizeram a trilha pelo costão no sentido Lagoinha-Brava, até que chegaram a um ponto de mata fechada e não conseguiram continuar. Quando anoiteceu, eles se perderam e voltar para o ponto de partida também não foi uma alternativa possível.
Sem celular, sem lanterna, apenas com calção de banho e sem calçado no pé, os três ficaram incomunicáveis e permaneceram no local. A família não foi avisada pelos jovens, pensaram que estivessem na praia, e só foram comunicar o desaparecimento aos bombeiros depois das 23h.
Por volta das 1h30min, o Grupo de Busca e Salvamento, à bordo de uma embarcação, conseguiu contato com os jovens, que começaram a gritar dizendo que estavam bem. O mar estava revoltoso e o resgate teve que ser feitas por terra.
Continua depois da publicidade
Enquanto os bombeiros percorreram a trilha a partir da Praia Brava, moradores do local fizeram o caminho contrário e encontraram os rapazes por volta das 5h30min. O resgate terminou por volta das 8h, quando os três encontraram a família na Praia da Lagoinha.
Previna-se
O Cabo Garcia, do GBS, recomenda que as trilhas sejam feitas mais cedo, ainda durante a manhã, para não arriscar perder a luz do dia. É importante, ainda, utilizar roupas e calçados adequados, levar o celular e lanterna. Confira outras formas de prevenção:
Trilhas
– Use botas ou tênis, para evitar machucados e escorregões.
– Leve mais suprimentos do que você acha que vai usar – água e comida, principalmente. Leve também fósforos, remédios, lanternas e roupas quentes.
Continua depois da publicidade
– Não saia sem um celular ou rádio.
– Quando perceber que se perdeu, não tente voltar sozinho. Você pode se embrenhar ainda mais no mato. Ligue para os bombeiros pelo 193 e dê o máximo de informações que puder sobre a área.
– Cuidado com pedras escorregadias e riachos. Machucar-se no mato é muito mais complicado do que na cidade, tanto para a vítima quanto para o socorro.
Costões
– Use botas ou tênis. Sandálias e chinelos, que normalmente são a opção de calçado dos veranistas, não dão a segurança necessária.
Continua depois da publicidade
– Observe a sinalização. Se não houver nenhuma indicação na área, não siga.
– Não fique de costas para o mar nem se aproxime demais da beirada, pois isso aumenta o risco de surpresas.
– Evite caminhar em pedras escuras (com limo), pois geralmente são mais lisas.
– Evite andar pelos costões acompanhado por crianças.