Um jovem de 18 anos teve morte cerebral constatada no início da noite desta sexta-feira após se engasgar com um pedaço de carne enquanto jantava, na noite de quinta-feira, no refeitório de um supermercado em Joinville onde trabalhava. Ele estava internado na UTI do Hospital Municipal São José.

Continua depois da publicidade

O funcionário lanchava por volta das 20 horas quando teve as vias aéreas obstruídas por um pedaço de cerca de cinco centímetros de carne. Colegas que estavam no refeitório junto com ele acionaram, imediatamente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas ele já estava com parada cardiorrespiratória quando a equipe de socorristas prestou os primeiros atendimentos. Duas ambulâncias foram enviadas para atender à ocorrência. Primeiro, chegou uma unidade básica e, em seguida, uma unidade de UTI móvel.

O rapaz chegou a ser reanimado com um procedimento conhecido como cricotireoidostomia cirúrgica _ uma espécie de traqueostomia _ mas teria ficado mais de 30 minutos sem oxigenação no cérebro, o que, possivelmente, provocou a morte cerebral.

Saiba como agir em casos como esse:

Continua depois da publicidade

– O primeiro passo, segundo o coordenador do Samu em Joinville, Niso Balsini, é acionar o serviço de emergência por meio do telefone 192 ou o Corpo de Bombeiros por meio do número 193.

– Balsini explica que, ao ligar para o Samu, o solicitante será atendido por um médico socorrista, que irá orientá-lo de acordo com a descrição da situação da vítima.

– Nos casos em que a vítima está engasgada, mas permanece consciente, a orientação é para que a pessoa se posicione atrás da vítima e realize cinco compressões rápidas na altura do diafragma, logo abaixo dos ossos das costelas.

Continua depois da publicidade

– Já nos casos em que a vítima se engasgou e desmaiou pela falta de oxigênio, o recomendado é deitá-la e iniciar uma massagem cardíaca com pelo menos 30 compressões rápidas.