Ana Elisa da Rosa Agostini, de 17 anos, trouxe orgulho para Lages e Santa Catarina ao conquistar duas medalhas de ouro e uma de bronze na Olimpíada Internacional do Desporto Escolar – Gymnasiade, realizada no Bahrein.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A jovem atleta paralímpica, estudante da Escola de Educação Básica Rubens de Arruda Ramos, brilhou na competição, que ocorreu em Manama, capital do Bahrein, entre os dias 23 e 31 de outubro.
Com as conquistas, Ana retornou ao Brasil com três medalhas na bagagem: duas de ouro e uma de bronze, além de dois títulos de campeã mundial no arremesso de peso e lançamento de dardo.
— Foi incrível a experiência, é algo único e que vai ser difícil ter a mesma experiência outra vez — compartilhou ela, animada com a conquista.
Continua depois da publicidade
— Lá é uma cultura totalmente diferente — comentou a jovem, destacando as surpresas que viveu durante a estadia no Oriente Médio.
Como tudo começou
Ela iniciou sua jornada no atletismo em julho de 2022, aos 14 anos, e rapidamente se destacou em competições estaduais e nacionais, acumulando mais de 50 medalhas em menos de dois anos.
A partir disso, a atleta passou a integrar a equipe da Associação Esportiva e Paradesportiva de Lages (Asespp) e, desde janeiro de 2023, foi convidada para os Camping’s Escolares no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro em São Paulo.
O técnico da Asespp, Augusto dos Anjos, percebeu o talento dela nas provas de campo, especialmente no lançamento de dardo, onde rapidamente se destacou. Em agosto deste ano, Ana foi convocada para sua primeira competição internacional, a Olimpíada Internacional do Desporto Escolar no Bahrein, integrando a seleção brasileira.
Continua depois da publicidade
Em suas redes sociais, o treinador enalteceu a conquista.
“Ana, tenho muito orgulho de ser seu técnico. Parabéns pelo desempenho excepcional no mundial! Sua dedicação, garra e talento brilharam e mostraram ao mundo a grande atleta que você é. Que essas conquistas sejam apenas o começo de muitas vitórias”, publicou.
Olimpíada Internacional do Desporto Escolar
A Olimpíada Internacional do Desporto Escolar é uma das maiores competições escolares do mundo, reunindo atletas de diversas nacionalidades. Ana foi a única representante de Lages e a única catarinense a competir no atletismo paralímpico.
O Brasil foi representado por 28 atletas paralímpicos sub-18 na competição, com esportistas no atletismo, natação e judô.
Veja fotos de Ana no Gymnasiade
Continua depois da publicidade
Leia mais
Quem é o paratleta de SC sobrevivente de acidente que fez história ao conquistar título mundial
Quem é Talisson Glock, atleta de Joinville e medalhista paralímpico em Paris