Uma jovem de 24 anos foi picada por uma cobra na manhã deste domingo, dia 26, na Praia da Ferrugem, em Garopaba. A suspeita é de que o ferimento tenha sido causado por um filhote de jararaca.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O caso ocorreu no costão da Praia da Ferrugem. Segundo os Guarda Vidas Civis Voluntários, a jovem foi encontrada consciente e com um endema no pé, local onde aconteceu a picada. A cobra, no entanto, não foi localizada.
Após receber atendimento no local, a jovem foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba até a políclinica do município. Depois, ela foi levada ao Hospital Universitário, em Florianópolis, pelo helicóptero Águia da Polícia Militar. O estado de saúde da vítim não foi divulgado.
O que fazer em caso de picada de cobra?
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, em caso de picada de animais venenosos, como cobras, o local onde a pessoa foi ferida deve ser lavado com água e sabão. Se a vítima estiver com anéis, pulseiras e braceletes, eles devem ser retirados.
Continua depois da publicidade
Além disso, a pessoa deve ser levada ao pronto-socorro imediatamente após a picada. Se possível, o animal – mesmo morto – também deve ser levado para identificação.
Ainda de acordo com os bombeiros, algumas atitudes devem ser evitadas nestes casos:
- Não amarre o membro ou faça torniquete;
- Não corte o local da picada;
- Não chupe o local da picada;
- Não coloque substâncias no local da picada.
Em caso de picada de animais peçonhentos, além do 193 do Corpo de Bombeiros, o Samu também pode ser acionado pelo telefone 192. A população também pode entrar em contato com o Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIATox/SC) pelos números 0800 643-52-52 ou (48) 3721-9535.
Leia também:
Adolescente que nadava com os pais em rio morre afogado em SC
Bares privatizaram praias em SC; MPF está de olho no loteamento da faixa de areia
Seis pessoas ficam feridas em grave acidente na SC-283, em Seara