almares, hoje Brunópolis, é um lugar agradável onde a natureza teve seus caprichos. Iniciou-se o povoado com a vinda de imigrantes do Rio Grande do Sul, principalmente alemães e italianos, dando início às serrarias e às primeiras indústrias.

Continua depois da publicidade

Os empresários precisavam de muitos operários e viam a necessidade de armazéns, farmácias e, principalmente, escolas. Os pais se preocupavam com a educação dos filhos. A cidade cresceu rapidamente, o povo evoluiu e o progresso chegou.

Com madeira abundante e matéria-prima para as indústrias, surgiram também as marcenarias para fabricação de móveis. Daí veio também a necessidade de outros serviços, como lojas, Correios, cartório, ferraria e armazém. Também se desenvolveu a agricultura, apenas para a subsistência.

Município jovem, mas com sonhos de pessoas maduras, cresce nos seus ideais. O povo humilde luta para o melhor dos seus filhos e de Brunópolis. O exemplo que tenho é dos alunos que percorriam muitos quilômetros sem recursos didáticos e a modernidade de hoje, mas levavam o estudo a sério. Já os filhos tiveram mais oportunidades e cursam universidades em outras cidades e estados, tornando-se grandes profissionais, contribuindo com o município.

Nossa maior riqueza é o povo trabalhador. Embora ainda não tenhamos indústrias, a cidade conta com pequenas empresas. As atividades predominantes são a agricultura e a pecuária.

Continua depois da publicidade

Visitantes que chegam aqui sempre voltam, pois o povo é hospitaleiro, amigo, honesto, alegre e feliz. Brunópolis é um lugar tranquilo, sem poluição e calmo.

Ademil Antonio da Rosa

Prefeito

_ Os moradores têm autoconfiança, humildade e trabalham para que o sucesso seja conquistado.

SAIBA MAIS

População: 2.778 habitantes

Localização: 110 km de Lages

Área: 335,51 quilômetros quadrados

Emancipação: 29/12/1995

Atrativos: turismo rural e ecológico

Curiosidades: o nome Brunópolis é homenagem ao Padre Bruno Paris

Pontos turísticos: cachoeiras