Santa Catarina não será apenas sede da Copa Davis. Entre os tenistas brasileiros em Criciúma está Pedro Boscardin. O atleta de 16 anos e de Joinville trabalha junto com o grupo para o confronto com Barbados na sexta e sábado, na Sociedade Recreativa Mampituba. Os brasileiros vão enfrentar Barbados.

Continua depois da publicidade

Além de representar a chance de o Brasil voltar a brigar por um lugar no Grupo Mundial da Copa Davis, o duelo também serve para investir nas futuras gerações da modalidade. Além de Boscardin, Felipe Meligeni Alves, de 21 anos, também integra o grupo e participa dos treinamentos com os jogadores mais experientes. A iniciativa faz parte do programa da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) de desenvolvimento do alto rendimento da base e de transição.

O jovem catarinense Pedro Boscardin tem a segunda oportunidade para integrar os treinamentos durante a Copa Davis. Ele também treinou com a equipe em Uberlândia, em fevereiro, para o confronto contra a Bélgica.

– Sempre é uma ocasião especial, uma semana especial no ano. Acho que o fator mais importante de estar aqui é poder observar como os atletas são fora de quadra, o que fazem, o que é preciso fazer para chegar nesse nível deles também, tudo nos mínimos detalhes – falou o jogador.

Assim como nas edições anteriores, atletas promissores são incluídos no grupo para vivenciarem de perto o ambiente de uma competição profissional por equipes e para que possam adquirir mais conhecimentos e se desenvolverem ainda mais no esporte. O time principal e que está apto para este confronto da Copa Davis é composto por Thiago Monteiro, João Menezes, Thiago Wild, Marcelo Melo e Bruno Soares.

Continua depois da publicidade

– Esperamos que, no futuro, eles possam também estar ocupando os seus espaços como profissionais. O objetivo é que esses jovens sejam integrados e possam entender as rotinas, observarem como os profissionais lidam com a Davis. Isso é muito importante e estar aqui também é um reconhecimento pelo que eles estão fazendo ao longo do ano – comentou Eduardo Frick, gerente de esportes e eventos da CBT.

Leia mais notícias do esporte de Santa Catarina.