Some um jovem entediado, de quarentena, sem poder trabalhar, talentoso, com equipamentos de áudio e vídeo à disposição e com vontade de fazer algo diferente em meio ao coronavírus. O resultado dessa equação? Um programa de humor, extremamente local, voltado à internet e que viralizou no Vale do Itajaí nas últimas duas semanas.
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Com quase meio milhão de visualizações em menos de um mês, o Indavírus, idealizado pelo jovem Gustavo Henrique Metzner, virou um entretenimento principalmente para a região de Blumenau, Indaial, Timbó, Rio dos Cedros, Apiúna, Ascurra e Benedito Novo.
O sotaque (bem puxado) de alemão com pitadas de italiano do garoto, de 24 anos, ajuda a dar essa peculiaridade regional ao programa que aborda os municípios da região, lê comentários curiosos e trata de assuntos e histórias bairristas.
É justamente a simplicidade e a ligação com as pessoas dessas cidades que fizeram de Gustavo uma celebridade da web no Médio Vale. O produtor de eventos — que se intitula "um ex-cantor que faliu três duplas sertanejas" — diz que nem consegue mais responder as redes sociais e cogita até aumentar a equipe, que hoje é formada por ele… E um primo.
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— No sexto programa, quando o prefeito de Indaial atendeu minha ligação e disse que as pessoas já estavam marcando ele em postagens, comentando nos bastidores sobre a página, falando pela cidade, eu pensei: "opa, acho que esse negócio tá começando a dar certo" — lembra.
Entre roteirizar, produzir, gravar e editar o programa, Gustavo leva cerca de três dias. Também pudera: a garagem de casa virou um estúdio improvisado com direito a Chroma Key (aquele fundo verde limão ou azul, sabe?), trilhas sonoras, artes e até montagens apocalípticas. Tudo para trazer bom-humor em meio às notícias de coronavírus que surgem de todos os cantos.
Acho que o programa faz sucesso justamente por ser voltado às pessoas daqui. Nunca alguém se dedicou para fazer um entretenimento, local, familiar e para a nossa gente, sem ser algo forçado ou então debochando do povo.
O programa surgiu como entretenimento em meio ao coronavírus, mas Gustavo já cogita ampliá-lo e tentar explorar esse mercado digital. Mas alerta: mesmo com um eventual crescimento, ele não vai deixar de levar o nome do Médio Vale do Itajaí, independentemente de onde o programa chegue.