Estudar no exterior pode ser um sonho para muita gente, mas os custos de morar em outro país nem sempre estão de acordo com a realidade das pessoas. Pensando em dar oportunidade aos estudantes que não tem condições de bancar um intercâmbio, a fundação Brazilian Youth Academy (BYA), que completou um ano de existência no último mês, oferece mentoria para estudantes de baixa renda que vão participar de projetos acadêmicos fora do Brasil.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias
A Brazilian Youth Academy (BYA) foi fundada pela baiana Dhena Pinheiro, de 18 anos, que iniciou o projeto quando ainda estava na escola em Salvador. Com impacto nacional, a fundação ajuda jovens a alcançarem o sonho de estudar em instituições renomadas, como Harvard e Yale. Na biografia do Instagram, ela diz: “Não Falta Talento, Falta Oportunidade!”.
O projeto baseia-se em oferecer mentorias internacionais para os estudantes em programas como o Model United Nations em Harvard e Yale, cursos de verão, intercâmbios e treinamentos de idiomas. A ideia é fornecer todo o suporte necessário para que os estudantes de baixa renda possam competir de igual para igual com outros candidatos internacionais.
“Nossa missão é proporcionar aos jovens todas as oportunidades possíveis e ajudá-los a descobrir seu potencial máximo. Lembre-se: o mundo está à sua espera, assim como você almeja conquistar o mundo. Portanto, avance, aja, pois você só tem uma vida; utilize-a de maneira consciente, siga seu destino”, diz o site oficial da instituição.
Continua depois da publicidade
Ao todo, a equipe da BYE é composta por 32 voluntários que atuam divulgando o nome da instituição nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Nos primeiros 12 meses de atuação, cerca de seis mil estudantes foram impactados pelas atividades da BYE. Júlia Graziela foi uma destas estudantes, ela deixou uma avaliação no site da fundação que diz:
“Antes de entrar na BYA um dos principais fatores que me levou a aplicar para a instituição foi a semelhança de valores, no caso, a luta por um ideal educacional igualitário! (…). Cada aula era uma nova oportunidade de reter conhecimento, sou grata à BYA por isso e todo apoio dado durante minha época como mentee e agora como parte dessa equipe brilhante! Tenho certeza que essa instituição é um exemplo de superação de barreiras!”

Como participar dos programas ofertados pela BYA
Se você é estudante de baixa renda, que tenha estudado ou se formado em escola pública e tem o sonho de estudar em Harvard ou Yale, fique atento às oportunidades oferecidas pela BYA. Para se inscrever é essencial acompanhar as redes sociais da instituição, onde são divulgados os editais de seleção.
Dhena indica que os jovens que tem interesse em um intercâmbio internacional pela instituição iniciem com a candidatura para a mentoria em MUN, direcionada a Harvard e Yale, que será aberta neste mês de julho, com início das aulas em agosto. As oportunidades podem ser acompanhadas através do Instagram oficial da instituição @brazilianya.
Continua depois da publicidade
Cursos oferecidos pela BYA
Simulações da ONU
A organização disponibiliza 10 vagas para estudantes que desejam participar de debates competitivos e simulações da Organização das Nações Unidas (ONU), conhecidas como Model United Nations (MUN), nas universidades de Harvard e Yale, nos Estados Unidos.
Os eventos ocorrem em janeiro e têm duração de duas semanas. Durante o período, alunos de diversos níveis de ensino e diferentes países simulam o trabalho de diplomatas, congressistas e outras autoridades, discutindo os problemas dos países que lhes são designados.
Cursos de verão
A fundação disponibiliza mentoria acadêmica e suporte financeiro para estudantes que desejam participar de cursos de verão em universidades no exterior. São oferecidas 25 vagas, tanto para aqueles que já foram aprovados quanto para os que ainda estão em processo de seleção.
De acordo com Dhena, o programa abrirá sua primeira turma para o público geral nos próximos meses, já que, até agora, apenas os mentorados do MUN foram contemplados. Os cursos de verão têm duração de 15 a 30 dias nas instituições estrangeiras
Continua depois da publicidade
Intensivos de inglês e espanhol
Os cursos intensivos são destinados a estudantes do ensino médio e recém-formados, oferecendo aulas de inglês e espanhol em colaboração com o curso de idiomas Acbeu. São disponibilizadas 25 vagas para um programa que tem duração aproximada de 15 meses. O processo seletivo começará nos próximos meses, embora a data ainda não tenha sido definida. Dhena menciona que a BYA fornece ainda os livros didáticos aos alunos.
Intercâmbio
Quatro estudantes terão a oportunidade de participar de intercâmbios culturais, passando três meses em quatro destinos distintos. Esse processo ocorre anualmente em colaboração com a escola de idiomas Kaplan. Dhena informa que os primeiros testes começarão entre o final de 2024 e o início de 2025.
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
A história da professora de SC que ajudou a construir prédio do CEI onde dá aula
Novo ensino médio: atividades extraescolares poderão substituir carga horária de aulas