A semana começou com uma boa notícia para a família de Thiago Evangelista, 31 anos. O morador de Florianópolis criou uma campanha online chamada Professor Thiago para arrecadar dinheiro para a compra de um equipamento que o ajuda a se comunicar. Assim, poderá exercer a profissão na qual se formou e dar aulas. O geógrafo conseguiu R$ 31.870 para adquirir o material tecnológico disponível na Suécia.

Continua depois da publicidade

— A gente estava acreditando que ia dar certo. Foi uma resposta agradável para a gente — comenta a mãe de Thiago, Rosane Wolff Evangelista.

Ela explica que a família já entrou em contato com a importadora para reservar o equipamento, porém ainda não há data prevista para a chegada.

Thiago nasceu com paralisia cerebral e teve a fala e os movimentos comprometidos. No ano passado, se formou em Geografia pela Uniasselvi Polo Florianópolis. Foi então que desenvolveu o projeto Professor Thiago, em que visita escolas e faculdades para dar palestras para apresentar o próprio sistema de comunicação, além de explicar temas relacionados a área de estudo.

Continua depois da publicidade

Atualmente, Thiago precisa do auxílio de alguém para se expressar. Com o movimento dos olhos, ele indica em quadro de acrílico letras para então, aos poucos, o mediador formar as palavras. Mas hoje, um sistema tecnológico é capaz de realizar essa função e dar mais autonomia ao jovem. O dispositivo é acoplado ao notebook e consegue detectar o movimento ocular do usuário e a partir disso comandar todas as funções no computador. O equipamento será adquirido com a quantia arrecadada na campanha.

Confira como funciona a comunicação de Thiago