Há 20 anos Planalto Alegre não tinha água encanada, não tinha sistema de iluminação pública, não tinha ruas pavimentadas. Havia só um telefone público. Era como uma vila. De lá para cá houve uma estruturação muito grande. Hoje, Planalto Alegre tem cara de cidade. Evoluiu na educação, assistência médica e infraestrutura.

Continua depois da publicidade

O município tenta trazer algumas empresas para que possa oferecer aos moradores mais oportunidades de trabalho. Uma das vantagens da cidade é ser cortada pela SC-283, que vai de Concórdia a Itapiranga. Isso favorece a atração de investimentos e também o deslocamento dos moradores. O município está crescendo, não de forma tão rápida, mas constante. Hoje dá para dizer que a emancipação foi muito benéfica para o Planalto Alegre. Atualmente o município se destaca na produção agrícola e pecuária, com destaque para aves, suínos, bovinocultura de leite e produção de melancia.

Faz 32 anos que trabalho na Cooperativa Agroindustrial Alfa, onde sou o atual presidente, trabalhando em Chapecó, mas continuo morando em Planalto Alegre. Sou natural do Rio Grande do Sul e há 60 anos vim para Santa Catarina, ainda guri. Gosto de viver aqui, pois tenho minha propriedade e atividade agropecuária, principalmente bovinocultura e leite. Também tenho um vínculo sentimental com Planalto Alegre pelos anos vividos numa comunidade tão maravilhosa.

Continua depois da publicidade

Frase do prefeito

– Aqui nós temos tudo que nossa natureza poderia dar – Plínio Dallacorte.

Saiba mais

População: 2.685 habitantes

Localização: Oeste, a 30 km de Chapecó

Área: 62,63 quilômetros quadrados

Emancipação: 12/12/1991

Características: de origem italiana, o município destaca-se em agricultura e pecuária

Atrativos: turismo rural

Particularidades: 80% da população trabalha no setor agrícola

Curiosidades: a origem do nome é por causa da comunidade estar em um planalto e ser hospitaleira e descontraída