A carateca Leticia de Almeida Redondo Kato, 13 anos, conquistou o título de campeã no 19º Campeonato Sul-americano de Caratê Cadete-juvenil. A jovem venceu a categoria kumite – 12 e 13 anos até 42 quilos – durante a disputa na última semana, que aconteceu em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e contou com a participação de dez países da América do Sul e do Panamá, da América Central.
Continua depois da publicidade
Letícia foi aluna do Programa de Iniciação Paradesportiva (PID) da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte), no ano de 2012, quando conheceu o esporte. Com apenas seis anos, a menina começou a integrar um dos grupos de caratê no núcleo da Escola Municipal Enfermeira Hilda Anna Krisch, no Jardim Iririú.
— Quando eu comecei na escola, meus queriam que eu praticasse um esporte e me inscrevi em todos. Depois da primeira aula, que foi de caratê, já não quis mais fazer nenhuma outra — conta Letícia.
Depois de apenas um mês de aulas, o professor Sidnei Maciel percebeu seu potencia e a levou para treinar na Academia Yokohama, da qual é proprietário. No ano seguinte, com apenas sete anos, Letícia passou a compor a equipe de competição Team Maciel Yokohama e conquistou seu primeiro título brasileiro.
Colecionando vitórias, atualmente a carateca soma os títulos de medalhista de bronze no Pan-americano 2018, vice-campeã Sul-americana 2018, campeã Sul-americana 2019, pentacampeã Brasileira, 10 títulos estaduais, bicampeã da Copa Arnold Internacional e bicampeã da Olesc.
Continua depois da publicidade
— Se você gosta se dedica, treina, você vai alcançar todos os seus sonhos. Dentro e fora do caratê tem que se dedicar. Minha meta é ser campeã nas olimpíadas e no mundial — compartilha a carateca.
Mesmo com pouca idade, a menina treina diariamente para alcançar as melhores posições nas competições.
— A Letícia Tem acompanhamento nutricional, de fisioterapeuta, treinos diários de 3 a 4 horas em seis dias da semana. No ano passado, em sua primeira seletiva ela já foi campeã e entrou na seleção brasileira — destaca o treinador, Maciel.
Programa PID
O PID oferece aulas de luta no contraturno escolar em 101 turmas espalhadas por 62 núcleos diferentes em Joinville. O programa conta com mais de 2 mil alunos e com 43 professores. Além de caratê, a Sesporte oferece judô, tae-kwon-do, jiu jitsu, boxe e muay thay. As inscrições são feitas diretamente nos locais onde são oferecidas as aulas.
Continua depois da publicidade
Para informações de endereço e horários, basta entrar em contato com a Sesporte pelo telefone 3433-1160 ou pelo e-mail pid.sesporte@gmail.com.