A mãe de Isabelly Aparecida Ferreira Moro, atacada com soda cáustica, disse que a jovem teve queimaduras dentro da boca. Ela foi atacada na última quarta-feira (22) em Jacarezinho, no Norte do Paraná, segundo informações apuradas pelo g1.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O que é soda cáustica e por que é tóxica para seres humanos
Regiane Ferreira, mãe da vítima, relatou ao programa Encontro com Patrícia Poeta, na manhã desta segunda-feira (27), que a filha já está acordada e ciente do que ocorreu.
Segundo Regiane, o rosto de Isabelly não teve queimaduras. Inicialmente, a polícia havia divulgado que o produto químico havia atingido o rosto e peito da jovem.
Continua depois da publicidade
Não era ácido: substância jogada em jovem no Paraná era soda cáustica; veja o estado de saúde
— As queimaduras foram dentro da boca. Fora não. Não tem nada no rosto dela. Está perfeita. Não afetou nenhum órgão, só na boca. Ela está conversando, está ciente de tudo o que aconteceu. Está bem, graças a Deus — disse Regiane.
Mãe ficou sabendo do ataque pela própria filha
Regiane contou que estava no trabalho quando recebeu a ligação de Isabelly contando sobre o ataque. Na hora, a jovem não soube dizer quem havia jogado o produto nela, mas que o líquido era “para queimar”.
— Na hora que recebi a notícia foi por ela mesmo. Ela quem me ligou. Ela pediu ajuda. Falou que alguém tinha jogado alguma coisa nela para queimar. Eu estava trabalhando e saí correndo. Quando cheguei no hospital ela já estava intubada na UTI.
Isabelly foi levada ao hospital por pessoas que estavam na rua e a ajudaram. Na hora do ataque, a suspeita usava roupas pretas e uma peruca.
Continua depois da publicidade
— Para mim foi um choque muito grande. A gente não espera que aconteça com nenhum filho da gente. Então, no momento fica sem saber o que fazer. É muito triste isso — conta a mãe.
Suspeita foi presa e diz ter feito por ciúmes
A suspeita de ter atacado a jovem é uma mulher de 22 anos, presa dois dias após o crime. Segundo a Polícia Civil do Paraná (PCPR), a motivação seria ciúmes de Isabelly, que é ex-namorada do atual companheiro da suspeita.
A delegada Carolinne dos Santos Fernandes afirmou que, na delegacia, a suspeita não demonstrou arrependimento.
— Foi um crime planejado. Disse que queria dar um susto na vítima — contou. A suspeita deve responder por tentativa de homicídio qualificado.
Continua depois da publicidade
O que é soda cáustica
A soda cáustica (hidróxido de sódio) é um produto base, diferente do que havia sido divulgado anteriormente. Mesmo assim, pode causar lesões graves, por ser altamente corrosivo. A substância é normalmente usada em produtos de limpeza como desentupidores.
Em caso de contato, é necessário procurar imediatamente atendimento médico. Santa Catarina possui o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), que tem plantão permanente, pelo telefone 0800 643 5252 e/ou presencialmente, para atender intoxicações e envenenamentos.
Em 2022, o CIATox fez 671 atendimentos de pessoas que tiveram contato com Produtos Químicos Residenciais ou Industriais, como é o caso da soda cáustica.
Leia também
Polícia descobre motivação por trás de ataque com ácido contra jovem no Paraná
“Pandemia” de violência contra a mulher: SC registra 26 feminicídios em 2024