O deputado federal e ex-presidente do PT José Genoino (PT-SP) – preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília (DF) pelo envolvimento no mensalão – está “visivelmente cansado” e necessita de um controle rígido na alimentação, de acordo com relatório do cardiologista Daniel França Vasconcelos.

Continua depois da publicidade

O médico examinou Genoino na cadeia a pedido da família do preso, e o documento com a avaliação foi publicado há pouco no blog Conversa Afiada.

Saiba mais:

> Lula telefona a condenados do mensalão e diz “estamos juntos”

> STF manda prender 12 réus condenados pelo mensalão

Continua depois da publicidade

> Acesse o infográfico sobre o caso do mensalão

> Acesse a capa de notícias sobre o julgamento

Vasconcelos cita o histórico médico de Genoino, com a hipertensão arterial há mais de uma década e ainda a operação recente do parlamentar para a correção de uma dissecação na aorta, após um acidente vascular cerebral (AVC).

O cardiologista relata ter recebido o chamado para ir ao presídio após Genoino ter sentido palpitações e dores no peio durante o voo entre São Paulo e Brasília e aponta que as alterações ocorreram provavelmente por conta da variação da pressão atmosférica na aeronave.

Além de cansado, segundo o cardiologista, Genoino apresenta disfonia (distúrbio na voz) causada pelos cinco tipos de medicamentos que toma diariamente. Entre os remédios, um anticoagulante necessita, de acordo com Vasconcelos, de rígido controle de dosagem e de alimentação do paciente. O deputado, no entanto, estaria recebendo a mesma refeição dos outros presos.

Veja quem são os 12 réus que tiveram prisão decretada

Veja a linha do tempo do julgamento do mensalão: