A Copa do Mundo começa em 14 de junho. Mas a grande expectativa dos torcedores da Seleção Brasileira, no momento, é saber quem serão os jogadores que serão convocados pelo técnico Tite um mês antes. Boa parte dos atletas já é conhecida, mas, pela tradição, sempre surgem novidades na hora “H”. A lista final com os 23 nomes será divulgada pelo treinador no dia 14 de maio, às 14h. A estreia da equipe na competição é em 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre a Copa do Mundo

Confira a tabela de jogos da Copa da Rússia

A 50 dias da Copa do Mundo, a reportagem conversou com comentaristas esportivos para saber as expectativas para a lista de Tite. Confira o que pensa cada ao navegar pela imagem abaixo.

(Foto: Arte DC / Arte DC)

Caio Ribeiro, comentarista da TV Globo

Continua depois da publicidade

Na sua análise, pode ter alguma surpresa na lista de convocados? Quem?

Não acredito em surpresa. O Tite tem trabalhado com os mesmos nomes e tem dúvidas apenas nas duas laterais. Penso que os lugares ficarão com Fagner e Alex Sandro. Na direita a dúvida é um pouco maior, pois o Danilo está na disputa. O Cássio será o terceiro goleiro e o Geromel ficará com a quarta vaga na defesa. No meio de campo, os reservas devem ser Fred, Fernandinho, Renato Augusto, Taison e Douglas Costa, com Firmino no ataque. Gostaria que o Luan, do Grêmio, tivesse um espaço. Acho ele mais completo que o Taison e seria a minha opção. O Rodriguinho está jogando muita bola no Corinthians, está no radar do Tite, mas creio que não será convocado. O que ele pode fazer é abrir mão do Fred ou do Taison para levar um centroavante, de repente o Willian José. Essa, talvez, fosse a única surpresa. Não por momento, mas pensando em estilo para ter uma opção no jogo aéreo quando as coisas se complicarem um pouco.

Acredita que o time titular já está definido pelo Tite?

Acho que o time titular está definido. Será Alisson, Daniel Alves, Marquinhos ou Thiago Silva, mas acho que ele vai de Marquinhos, além de Miranda e Marcelo. Casemiro no meio com uma linha de quatro mais adiante com Willian, Paulinho, Philippe Coutinho, por dentro, Neymar e Gabriel Jesus no ataque. E acho que dependendo do tamanho do jogo, quando pegar uma Espanha ou França, o Tite pode abrir mão do Willian, levar o Coutinho para o lado do campo e entrar com o Fernandinho para melhorar a marcação, como ele fez no último amistoso contra a Alemanha.

Faltando 50 dias para o início do Mundial, quais seleções são consideradas favoritas?

Penso que as seleções favoritas são Brasil, Alemanha, Argentina, Espanha e França. Não acho que fuja disso. A gente tem Bélgica, Inglaterra e Portugal, do Cristiano Ronaldo, correndo por fora e podendo surpreender, mas não acredito em título para nenhuma dessas três equipes. As cinco primeiras seleções que citei são as que eu acho que irão brigar pelo título.

Carlos Eduardo Lino, comentarista do SporTV

Na sua análise, pode ter alguma surpresa na lista de convocados? Quem?

Tite é conservador. Luta contra isso, aposta em novidades sugeridas, mas na “hora h” bate no canto de sempre. Não haverá surpresa. Serão os jogadores que ele já convocou. A não ser que surja um avassalador movimento em favor de alguém. Mas quem? Esse talento de última hora não surgiu no horizonte. Poderia ter sido o Vinícius Júnior. Mas, não. Ele não sobrou. Aposto em Cássio, Geromel, Alex Sandro, Arthur, Fred, Douglas Costa e Giuliano.

Continua depois da publicidade

Acredita que o time titular já está definido pelo Tite?

Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro e Fernandinho; Paulinho, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. As variações são a entrada de Willian com a saída de Fernandinho, a entrada de Douglas Costa para saídas em velocidade. E apostas circunstanciais, dependendo da fase ou lesão. Renato Augusto é jogador de confiança e Firmino pode cavar espaço.

Faltando 50 dias para o início do Mundial, quais seleções são consideradas favoritas?

Favoritismo? Fácil, até clichê. Na ponta, Alemanha, Brasil, Espanha e França. No segundo grupo, Argentina, Bélgica, Inglaterra e Uruguai. Os candidatos a fazer barulho, para mim, são México, Colômbia e Egito. Mas sem chance de título.

Lédio Carmona, comentarista do SporTV

Na sua análise, pode ter alguma surpresa na lista de convocados? Quem?

Acho que pode haver surpresa, mas não muitas. Meu palpite é a convocação do Geromel na última vaga de zagueiro, no meio de campo o Rodriguinho tem chance de atropelar na reta final e ficar com uma vaga no setor, que também é disputada pelo Talisca (Besiktas), Diego (Flamengo) e Lucas Lima (Palmeiras), este com chances menores. Acho que o Rodriguinho pode ser a grande surpresa da lista pelo que ele tem demonstrado no Corinthians. Tem a possibilidade, que me parece cada vez mais remota, de ele chamar o Luan, do Grêmio. Acho difícil, não entra na lista dos 23. Tem ainda o terceiro goleiro, e acredito que vá chamar o Cássio, do Corinthians.

Acredita que o time titular já está definido pelo Tite?

A equipe é a que todos conhecem. Na minha cabeça, não há o que mudar. Acho que estreia na Copa com Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Coutinho; Willian, Gabriel Jesus e Neymar.

Continua depois da publicidade

Faltando 50 dias para o início do Mundial, quais seleções são consideradas favoritas?

Você não pode descartar seis seleções como candidatas a ganhar a Copa, devem ser olhados com cautela e respeito – tudo na teoria, porque o mata-mata é muito traiçoeiro. O Brasil é candidatíssimo. A Alemanha é candidata, ainda que não tão forte como em 2014. Mesmo bagunçada, a Argentina tem o melhor do mundo, e ter o Messi merece o olhar com cautela. A França precisa ser observada, embora não consiga formar um bom time. A Bélgica pode chegar pelo menos até as semifinais. E, se tivesse de escolher um time para bater de frente com o Brasil, como o grande adversário, é a Espanha. Tem um timaço, um meio de campo incrível com Busquets, Thiago, Iniesta, David Silva e Isco. Joga com cinco no meio e só um atacante. Um timaço que pode atrapalhar mais ainda a vida do Brasil.

Roberto Alves, comentarista da NSC TV e CBN Diário

Na sua análise, pode ter alguma surpresa na lista de convocados? Quem?

Pelo que esta jogando no momento não sei se seria uma surpresa, mas o Dudu, do Palmeiras, merece uma convocação. Jogador agudo de boa velocidade e personalidade, inspiração para o gol. Teria, claro, que se adaptar ao código disciplinar da Seleção Brasileira. É um atleta explosivo. Aliás, acho que o Tite vai surpreender. Alguns jogadores que chamou não vingaram. Razão agora para fechar a lista com os melhores do país no momento.

Acredita que o time titular já está definido pelo Tite?

Penso que na cabeça do técnico o time titular está definido. O Tite já analisou o suficiente para saber com quem ele pretende contar como titular. Não há duvida no gol com o Alisson. A zaga terá Daniel Alves, Thiago Silva, que voltou a brigar pela vaga com Marquinhos, Miranda e Marcelo. Casemiro é titular absoluto como volante. Renato Augusto e Paulinho são da confiança e preferência de Tite. Os três da frente com Philippe Coutinho, Gabriel Jesus e Neymar. Pensaria seriamente em Firmino, que anda jogando muito, como uma boa alternativa. Aí ficaria Willian pelo lado direito e o Douglas Costa pela esquerda.

Faltando 50 dias para o início do Mundial, quais seleções são consideradas favoritas?

Penso que pelo menos cinco seleções brigarão bem em direção ao título. Brasil, Alemanha, Inglaterra, Bélgica e Argentina. Essa última mais pela tradição e não pelo que anda jogando. Não vejo a Rússia em condições mesmo jogando em casa, bem como também não acredito na Espanha. A Bélgica pode ser a grande surpresa.

Continua depois da publicidade

Nomes garantidos na Copa do Mundo

Goleiros

Alisson (Roma)

Ederson (Manchester City)

Laterais

Daniel Alves (PSG)

Marcelo (Real Madrid)

Zagueiros

Marquinhos (PSG)

Miranda (Inter de Milão)

Thiago Silva (PSG)

Meio-campistas

Casemiro (Real Madrid)

Fernandinho (Manchester City)

Fred (Shakhtar Donetsk)

Paulinho (Barcelona)

Philippe Coutinho (Barcelona)

Renato Augusto (Beijing Guoan)

Willian (Chelsea)

Atacantes

Douglas Costa (Juventus)

Firmino (Liverpool)

Gabriel Jesus (Manchester City)

Neymar (PSG)

18 atletas disputam cinco vagas restantes

Goleiros – 1 vaga

Cássio (Corinthians)

Neto (Valencia)

Laterais – 1 ou 2 vagas

Alex Sandro (Juventus)

Danilo (Manchester City)

Fagner (Corinthians)

Filipe Luís (Atlético de Madrid)

Rafinha (Bayern de Munique)

Zagueiros – 1 vaga

Geromel (Grêmio)

Rodrigo Caio (São Paulo)

Gil (Shandong Luneng)

Meio-campistas – 1 vaga

Arthur (Grêmio)

Talisca (Besiktas)

Rodriguinho (Corinthians)

Giuliano (Fenerbahçe)

Lucas Lima (Palmeiras)

Atacantes – 1 vaga

Taison (Shakhtar Donetsk)

Willian José (Real Sociedad)

Luan (Grêmio)