Os jornalistas da NSC Comunicação, Estela Benetti e Francisco Fresard, o Pancho, traçaram perspectivas sobre os cenários econômicos e políticos na manhã desta terça-feira, em Blumenau, na sede do Jornal de Santa Catarina. Intermediados pelo apresentador do Jornal do Almoço Joelson dos Santos, os comunicadores falaram para empresários e formadores de opinião durante a série de encontros que começou nesta segunda-feira em Joinville.

Continua depois da publicidade

Estela apresentou dados econômicos de crescimento nacional e destacou a importância de Santa Catarina no cenário, com números bastante positivos em relação a outros estados em vários setores, com destaque para os níveis de emprego, no qual SC se destaca com a menor taxa de desocupação do país. A jornalista também ressaltou o crescimento da indústria e apontou a liderança do setor de varejo no reaquecimento da economia. O colunista Pancho lembrou a importância da diversificação da economia do Vale do Itajaí que, mesmo ainda apostando fortemente nas indústrias têxtil e metalmecânica, já tem fatias significativas de outros setores que impulsionam a economia, como a área de serviços, responsável por cerca de metade do PIB da região.

Tema que caminha junto com o debate dos rumos da economia, o cenário para as eleições de 2018 não poderia ficar de fora. Pancho apontou que apesar do início da retomada do crescimento, o cenário para o pleito é bastante incerto, principalmente na esfera nacional, com candidatos sem muita perspectiva sendo apontados nas pesquisas eleitorais. Já para o cenário estadual, o colunista destacou nomes de Blumenau e do Vale do Itajaí que estão na corrida, e ressaltou o quanto pode ser valioso para a região um nome local no governo do Estado, a exemplo do que ocorreu nos últimos 16 anos com Joinville e Lages. Estela também destacou que o cenário permanece incerto com os nomes que se apresentam para a disputa eleitoral e que isto impossibilita que os empresários decidam por fazer investimentos, preferindo aguardar uma definição concreta e operando, no momento, com a capacidade ociosa que possuem, e que mesmo assim resulta em crescimento após pelo menos dois anos de recessão.

SUPEREDIÇÃO DE FIM DE SEMANA

Durante as discussões sobre o futuro, o diretor de Jornais e Rádios da NSC, Adriano Araldi, e o editor-chefe de Jornais, Domingos Aquino, anteciparam para o público alguns pontos da Superedição, lançamento dos jornais de maior circulação no Estado: DC,Santa e AN. A estreia da nova edição de fim de semana será em 11 de novembro. O produto terá muito mais conteúdo, com matérias aprofundadas e analíticas, além das coberturas de temas relevantes para a região.

Continua depois da publicidade

— Estamos fazendo alterações nos nossos jornais com o objetivo de levar o melhor conteúdo para a nossa audiência — enfatizou Adriano Araldi.

As edições de fim de semana de cada um dos jornais da NSC terão ainda mais colunistas, trazendo outras visões sobre assuntos variados, de política e economia a comportamento, com nomes consagrados nas três publicações. Economia, por exemplo, será especial com Pedro Machado, Estela Benetti e Claudio Loetz. Temas específicos como agronegócio, finanças pessoais e tecnologia serão abordados por especialistas exclusivos.

As opiniões sobre vários assuntos estarão dispostas ao longo de toda a edição em cadernos especiais de Esporte, De Ponto a Ponto, Nós e Versar. No esporte, muito além de noticiar as modalidades esportivas com resultados dos jogos nacionais e estaduais, as análises técnicas e as opiniões dos colunistas valorizam ainda mais o produto exclusivo dos jornais da NSC.

No entretenimento, o leitor tem a plataforma Versar, que traz tudo sobre estilo de vida, e um guia de programação totalmente reformulado. Em formato menor, maior na paginação e ainda melhor no conteúdo, o guia é ideal para o leitor ter à mão no fim de semana.

Continua depois da publicidade

Aquino destacou que o debate acerca da economia e da política da região demonstram parte do que o leitor vai encontrar nas páginas da Superedição:

— Informação, análise, opinião e memória, são quatro pilares do jornalismo que vimos aqui nesta manhã e que fundamentam o novo ciclo dos quality papers da NSC Comunicação, que tem um público qualificadíssimo de pessoas que tomam as decisões, formam opinião e fazem a força do nosso Estado.