Na Florianópolis de 1924, com cerca de 41 mil habitantes, o match marcado para o dia 13 de abril despertava curiosidade da população. Esse foi o primeiro jogo entre Avaí e Figueirense, o maior clássico de Santa Catarina e que completou 90 anos em 2014. Na quinta-feira, o jornalista Polidoro Júnior lança o livro Figueirense x Avaí, 90 anos do maior clássico.
Continua depois da publicidade
::: Leia mais sobre o Figueirense
– É uma ideia antiga, eu tinha planejado esse livro desde que lancei o meu primeiro, sobre o Estádio Adolfo Konder – explica Polidoro.
Continua depois da publicidade
O livro é concentrado nas histórias dos jogadores, dirigentes e torcedores dos dois times. Detalhes preciosos como depoimentos de jogadores que estiveram em campo no clássico da vergonha, de 1º de abril de 1971, neste dia os 22 jogadores em campo foram expulsos pelo árbitro Gilberto Nahas.
– Os jogadores dizem que a briga não foi para tanta expulsão. E ninguém sabe como começou – completa o escritor
Uma das fotos do libro promete ser polemica. Nela, os jogadores do Avaí aparecerem sentados na frente dos atletas alvinegros.
Continua depois da publicidade
– Parece uma reverência aos jogadores do Figueirense. Hoje é impossível imaginar uma cena desta. Essa foto é de 1958, consegui com o Zezinho Carriço que era mascote desse jogo. Uma raridade.

Livro: Figueirense x Avaí, 90 anos do maior clássico
Preço: R$70,00
Páginas 114
Onde comprar: Livraria Catarinense