A jornalista Ângela Bastos recebeu uma moção de aplauso na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) pelo projeto OriginárioSC, veiculado nas plataformas de conteúdo da NSC em dezembro de 2022. A homenagem foi proposta pelo deputado Marquito (Psol) e entregue nesta quinta-feira (1º).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A série de reportagens OriginárioSC mostra a cosmovisão e a luta por terra dos indígenas que vivem em Santa Catarina. Após a publicação, o material despertou interesse de entidades e universidades, que têm recebido a jornalista com frequência para contar sobre a produção. O tema da demarcação de terras indígenas ganhou ainda mais força os últimos dias com a aprovação na Câmara do Marco Temporal.

Nesta semana, Ângela esteve na UnoChapecó e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) compartilhando sua experiência.

Ângela Bastos (de verde) com estudantes da UFSC em encontro sobre o projeto OriginárioSC (Foto: Daniel Conzi/Divulgação)

O conteúdo especial integra a produção multimídia na NSC TV, no NSC Total e nos jornais impressos da NSC. A ideia de reverberar as histórias dos originários de SC começou em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia.

Continua depois da publicidade

A produção da reportagem levou cerca de oito meses, percorrendo estradas e viagens de barco. Os bastidores estão descritos pela jornalista no Diário de Bordo, publicado no Youtube do NSC Total.

Leia mais

O que é o marco temporal indígena