Um jornalista da Agence France-Presse foi detido nesta quinta-feira (18) pelas autoridades sudanesas quando cobria manifestações contra a alta do preço do pão, que foram dispersadas pela polícia.

Continua depois da publicidade

Abdelmoneim Abu Idris Ali, de 51 anos e que trabalha para a AFP em Jartum há quase 10, cobria uma manifestação contra o aumento dos preços dos alimentos na quarta-feira em Omdurman, perto da capital sudanesa.

Cerca de 200 manifestantes foram dispersados pela polícia anti-distúrbios com gases lacrimogêneos.

Idris Ali não pôde ser contactado após essa manifestação, e as autoridades sudanesas informaram nesta quinta-feira ao escritório da AFP de sua detenção junto com outros dois jornalistas, um deles da agência Reuters.

Continua depois da publicidade

Ele está detido em um centro do Serviço Nacional de Inteligência e Segurança (NISS).

Em um primeiro momento, as autoridades indicaram que Idris Ali seria libertado em poucas horas. Mas nessa quinta-feira, 24 horas depois, ele continuava detido.

Os três jornalistas “eram objeto ainda de uma investigação”, afirmaram as autoridades sem dar mais detalhes.

“A Direção da AFP condena firmemente a prisão de Idris Ali e solicita às autoridades sudanesas sua imediata libertação”, afirmou a agência em comunicado.

Continua depois da publicidade

O preço do pão duplicou recentemente no Sudão, após a decisão do governo de passar as importações de cereais ao setor privado, o que suscitou um grande descontentamento na população. Desde o início do mês houve várias manifestações, que foram reprimidas pela polícia.

* AFP