O jornalista florianopolitano Marciano Diogo embarcou em uma viagem por diferentes regiões do mundo e, após conhecer vinte países, lança neste mês seu segundo e book, batizado de YANG: crônicas e curiosidades de uma jornada pela Ásia e outros continentes. O livro digital é gratuito e compartilha experiências marcantes – como vivenciar o crescimento do coronavírus no seu continente de origem -, além de reflexões sobre política, cultura e religião.
Continua depois da publicidade
"Foram viagens impactantes e transformadoras", afirma Marciano, que percorreu diferentes cidades da Tailândia, Vietnã, Camboja, Portugal, Colômbia e Brasil para escrever seu segundo livro, diagramado pela artista visual Juliana Duclós. "Há todo um projeto gráfico com referências orientais em curvas e cores, para que a leitura seja agradável e divertida", conta a designer, que desenhou parte do e-book à mão, inclusive a capa.
Em uma narrativa contemporânea que mistura jornalismo literário com diário de viagens, o escritor catarinense traz em YANG crônicas sobre a importância do equilíbrio, da empatia e até mesmo da contemplação, e também curiosidades sobre os países onde esteve. "Visitar os templos budistas milenares, navegar entre os canais da Ásia, saborear iguarias da gastronomia até então inimagináveis, como um escorpião, vivenciar os costumes do oriente, são experiências que mudam qualquer pessoa", diz o viajante. "Acredito que só existe evolução se há mudança, e a mudança só é possível se temos contato com o diferente."
YANG é a continuação do primeiro livro digital do escritor catarinense, ECDISE, que também está disponível para download gratuito.
Continua depois da publicidade