Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Jornal de Santa Catarina lança nesta sexta-feira uma série com oito reportagens especiais sobre personagens femininas que marcaram a história de Blumenau.
Continua depois da publicidade
Homenageie a mulher que marcou sua história no mural do Santa
Duas histórias estampam as páginas do Santa na estreia da série. A primeira reportagem fala de duas mulheres que marcaram o início da colonização de Blumenau: Roese e Edith Gaertner, mãe e filha. Quando Blumenau ainda era um vilarejo com pouco mais de 700 habitantes, ela fundou uma companhia teatral e movimentou os moradores para construir o primeiro teatro da cidade.
Continua depois da publicidade
Conhecida por sua coragem de fazer o caminho inverso ao dos pais e tentar a carreira de atriz na Alemanha. Depois de passar mais de 20 anos na Europa, voltou a Blumenau, onde passou o resto da vida entre os jardins e os gatos.
Religiosa vinda da Alemanh, Martha Kunzmann é a protagonista da outra história. Chamada de Anjo Branco, Schwester Martha ajudou no parto de cerca de um quinto da população local no período em que esteve no Vale do Itajaí. A religiosa luterana permaneceu no Bairro Garcia, em Blumenau, durante 25 anos. Retornou à Alemanha em 1961 para cuidar da mãe.
Histórias incríveis como as que viveram estas três mulheres estão na edição impressa do Santa desta quarta-feira. A série Mulheres continua até dia 14 de março, com personagens que foram escolhidas após pesquisas bibliográficas e entrevistas com historiadores da região.
Continua depois da publicidade