Um relatório produzido pela Polícia Civil do Distrito Federal sobre a atuação de caixeiros no País garante que “não há no Brasil uma cidade com um grupo criminoso tão característico e especializado como Joinville“. Detalhes do dossiê sobre a atuação dos caixeiros joinvilenses foram publicados em reportagem do jornal “O Globo” no último fim de semana.

Continua depois da publicidade

O dossiê sigiloso de inteligência foi produzido em dezembro do ano passado e mapeou os grupos criminosos em atividade de 2014 e 2017 em pelo menos 14 estados do Brasil. Foram identificados detalhadamente 30 envolvidos, sendo 20 moradores de Joinville.

Segundo a reportagem, são pessoas altamente especializadas em arrombar caixas eletrônicos com o uso de maçarico e furadeira eletromagnética. Essa técnica causa menos barulho e destruição do que os explosivos.

De acordo com “O Globo”, o relatório aponta que Joinville se tornou o berço dos caixeiros por ter um dos principais polos do setor metal-mecânico do Brasil. Isso daria uma ampla oferta de formação na área e mão de obra especializada em uso de maçaricos e outras ferramentas.

A reportagem ainda reforça que caixeiros de Joinville já foram presos em todos os Estados brasileiros por arrombamentos à caixas eletrônicos. Segundo “O Globo”, os criminosos joinvilenses agem em pequenos grupos e se associam a um ou dois caixeiros da cidade onde vão atacar. Essas pessoas dariam apoio ao crime, com informações, transporte e acomodação.

Continua depois da publicidade