Cruzeiro do Oeste, cidade do interior do Paraná, ficou mundialmente conhecida nesta quinta-feira. A descoberta de uma nova espécie de pterossauro virou notícia de capa de veículos de vários países. A história do Caiuajara dobruskii foi contada em russo, japonês, alemão, francês, português com sotaque luso e inglês britânico e norte americano. Quase todos os títulos das manchetes trouxeram a palavra “nova” em referência à espécie inédita de Pterossauro.
Continua depois da publicidade
A maioria dos meios de comunicação que divulgaram o achado paleontológico de pai e filho da família Dobruski, ressaltou a grande quantidade de fósseis acumulados em um mesmo local. O falecido pai Alexandre e o filho João ficaram tão conhecidos pela descoberta quanto os pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Alexander Kellner, e da Universidade do Contestado, Luiz Carlos Weinschütz e Paulo Manzig.
A National Geographic norte americana contou a história com detalhes, começando pela descoberta, passando pela família Dobruski e finalizando com a descrição da espécie. O portal francês Sciences et Avenir mencionou o artigo publicado na revista científica Plos One, que torna a pesquisa reconhecida cientificamente.
Os portais de notícia dos diversos países – Alemanha, EUA, França, Inglaterra, Japão, Portugal e Rússia – estão listados a seguir.
Continua depois da publicidade
National Geographic – EUA
Spiegel Online – Alemanha
Daily Mail – Inglaterra
Mainichi – Japão
Sciences et Avenir – França
Vesti – Rússia
Publico – Portugal
Science Daily – EUA
Cnet – EUA