As edições eletrônicas dos principais jornais de Pernambuco trouxeram os elogios dos jogadores da Espanha aos torcedores da Arena e as críticas dos torcedores ao sistema coletivo de transportes depois da estreia de Recife na Copa das Confederações.
Continua depois da publicidade
Confira a tabela da Copa das Confederações
O Diário de Pernambuco lembrou que os problemas na saída da partida entre Espanha e Urugaui (2 a1) foram os mesmos observados na inauguração do estádio, quando jogaram Náutico e Sporting, dia 25 do mês passado. O jornal classificou a saída do estádio de caótica.
Continua depois da publicidade
Longas filas, confusões e grades derrubada eram cenários comuns depois das 21 horas. Na saída da Arena, ônibus levam os passageiros até a estação Cosme e Damião, do metrô. Ao chegar, os torcedores precisavam subir uma escada estreita, o que ocasionava nova aglomeração e mais confusão.
Torcedores locais, de outros Estados e até estrangeiros relataram seus problemas. Muitos disseram que não voltarão ao estádio para os próximos dois jogos da competição. Quarta-feira, a Itália enfrenta o Japão. Domingo, a Uruguai pega o Taiti.
O Jornal do Commercio mancheteou: “O torcedor que foi a Arena sofreu com a desorganização”. Classifica que “o ponto mais frágil da logística que envolve os jogos na Arena Pernambuco é o transporte público”. Diz que o torcedor sofreu na ida e na volta.
Nos momentos de maior movimento fora da Arena, os ônibus superlotados percorriam os dois quilômetros que separam o estádio da estação do metrô em cerca de 90 minutos, o tempo exato de uma partida de futebol.
Continua depois da publicidade
O Jornal do Commercio criticou ainda a ausência de policiais para organizar as filas e acalmar os torcedores.