Cerca de 2,5 milhões de pessoas são esperadas para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro na próxima semana. Na imensa estrutura montada para o evento, a alimentação preparada para os jovens terá um cuidado especial para as pessoas intolerantes ao glúten.
Continua depois da publicidade
A Arquidiocese do Rio de Janeiro firmou uma parceria com a Associação dos Celíacos do Brasil-RJ (Acelbra) e a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra) para elaborar um cardápio diferenciado para os celíacos. Cerca de 10% dos kits de alimentação, que devem ser distribuídos nos dois últimos dias do evento, deverão ser livres de glúten. Os “Kit Peregrino” e “Kit sem Glúten” serão distribuídos para suprirem as refeições de café da manhã, lanche, almoço e jantar no encerramento do evento.
Os funcionários dos restaurantes inscritos no programa da JMJ também receberam um curso de capacitação para preparar uma versão sem glúten do prato “O Carioca”, elaborado pela organização da Jornada como sugestão de cardápio dos estabelecimentos.
– Essa é uma iniciativa que proporcionará, além da inclusão social do celíaco, o despertar e interesse da sociedade para esta doença, que ainda precisa ser muito divulgada à população brasileira – afirma a presidente da ACELBRA-RJ, Miriam Francisca da Silva.
O kit sem glúten e a versão diferenciada do prato foram elaborados pela Noádia Lobão, consultora técnica e voluntária da Acelbra-RJ.
Continua depois da publicidade