Após vencer as eleições de outubro, Jorginho Mello (PL) e Marilisa Boehm (PL) serão empossados governador e vice-governadora do Estado neste domingo (1º). A cerimônia vai ocorrer a partir das 18h na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) com a presença de autoridades e familiares. Depois está prevista a posse do secretariado, que ocorrerá no Centro Administrativo, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O evento terá início por volta das 16h30min, quando os dois participam de um ato ecumênico na Catedral Metropolitana de Florianópolis, que terá a participação de familiares e amigos próximos dos eleitos. Um comboio deve acompanhá-los até o local.
Depois, Jorginho e Marilisa seguem para a Alesc, onde ocorre a cerimônia de posse, que será conduzida pelo atual presidente da casa legislativa, o deputado Moacir Sopelsa (MDB).
Cerimônia de posse de Jorginho e Marilisa tem comboio, ato ecumênico e transmissão ao vivo
Continua depois da publicidade
Durante o evento, Jorginho e Marilisa assinarão o termo de posse e farão o juramento previsto no artigo 65 da Constituição. O ato deve durar cerca de duas horas e será acompanhado pelos atuais deputados estaduais e aqueles que irão assumir na próxima legislatura, além de outras autoridades e lideranças políticas. Também deve participar o atual governador Carlos Moisés (Republicanos).
Ao fim, Jorginho e Marilisa se dirigem ao Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo do Estado, onde às 20h ocorre a Assunção do Governo e Posse do Secretariado. No local, são esperados familiares e lideranças políticas, além de amigos e correligionários de todas as regiões do Estado. A expectativa é de que cerca de 500 pessoas participem do ato.
Posse de Jorginho Mello terá esquema de segurança “mínimo”
Para a cerimônia, foi montado um esquema de segurança pela Casa Militar. Segundo o tenente-coronel José Eduardo Vieira, que está a frente da coordenação, toda a movimentação do governador eleito será acompanhada por forças de segurança próprias, do Estado e também do município. A prioridade vai ser evitar que o governador fique parado em filas durante o trajeto entre as três localidades.
Além da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) e da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), equipes do 4º Batalhão de Infantaria e do 21º Batalhão da Polícia Militar vão ajudar na segurança no dia da posse.
Continua depois da publicidade
Segundo a colunista do NSC Total, Dagmara Spautz, o próximo governador deve fazer dois discursos. Porém, o teor das manifestações ainda não foi divulgado.
Jorginho será o 36º governador de Santa Catarina desde o período republicano. Ele venceu as eleições no segundo turno após receber 70,69% dos votos válidos. Já Marilisa é a segunda mulher a ocupar o cargo de vice-governadora na história da política catarinense. O mandato de ambos segue até 31 de dezembro de 2026.
Leia também:
Mutirão e bolsas de estudo: Jorginho Mello antecipa primeiras ações para governo em SC
Equipe de Lula discute reforço de segurança da posse após ameaça de atentado