O governador eleito por Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), cresceu durante o segundo turno das eleições e garantiu a vitória em 280 municípios catarinenses no domingo (30). O número representa 94,95% das cidades catarinenses. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O candidato liberal teve um crescimento de 45% em relação ao primeiro turno, quando tinha conquistado 193 municípios. Neste domingo (30), a cidade que deu a maior votação para Jorginho foi Rio Fortuna, no Sul catarinense, com 86,29% dos votos do eleitorado. 

Em contrapartida, o adversário de Jorginho nas urnas, Décio Lima (PT), ganhou em 15 cidades catarinenses. O número é 61% menor que no primeiro turno, quando o petista garantiu a vitória 39 cidades. Os municípios estão concentrados no Oeste, Meio-Oeste e Serra de Santa Catarina. 

Em site especial, confira tudo sobre as Eleições 2022

Continua depois da publicidade

Além disso, em seis cidades onde Lula (PT) venceu na disputa para presidência, Décio, que é do mesmo partido, perdeu para Jorginho Mello. São elas: Águas de Chapecó, Palma Sola, Paial, São Miguel da Boa Vista, Monte Carlo e Irati. 

No entanto, não houve cidades em que Décio ganhou e que, em nível federal, a vitória foi de Jair Bolsonaro (PL).

Por fim, em todos os dez maiores colégios eleitorais, Jorginho Mello foi o que recebeu a maior quantidade de votos, sendo que a porcentagem mais expressiva foi registrada em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, com 78,42%. 

 Leia também: 

Santa Catarina é o estado com mais bloqueios nas rodovias federais, diz PRF

Continua depois da publicidade

Bolsonaristas bloqueiam acesso ao Aeroporto de Guarulhos

Aliados sugerem a Bolsonaro discurso em que reconheça derrota e aponte “injustiças”