O governador eleito de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), falou pela primeira vez após o resultado por volta das 20h10min neste domingo (30). Em pouco mais de 20 minutos de entrevista coletiva, celebrou o resultado das urnas no Estado, avaliou o desempenho no segundo turno e antecipou detalhes de como pretende conduzir o governo. O político obteve 70% dos votos válidos do Estado no segundo turno das Eleições 2022.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Jorginho iniciou a fala celebrando o resultado, mas dizendo que “a felicidade não está completa”, por causa da derrota do presidente Jair Bolsonaro. Ao avaliar a eleição presidencial, Jorginho disse acreditar que faltou “um pouco mais de comunicação” ao governo federal para obter os votos restantes.
— Faltou eleger o nosso capitão [Jair Bolsonaro]. Sou sincero em dizer para vocês que a vitória não está completa. Mas é um momento de reflexão, a gente vai ter que refletir. Vamos continuar firme e forte com a bandeira hasteada — disse o governador eleito.
Apesar da vitória de Lula ao Palácio do Planalto, Jorginho afirmou que é preciso “esperar dois, três dias” para “as coisas se acalmarem” após o resultado antes de analisar como será a relação com o novo governo.
Continua depois da publicidade
— Santa Catarina sempre precisou e sempre vai precisar do governo federal. Então nós vamos ser inteligentes, responsáveis, para que Santa Catarina não perca nada — afirmou.
Jorginho disse que o Brasil ficou dividido e que será preciso muita “maestria para que essas encrencas não se espraiem e não aumentem”. Ao fim da entrevista, ele informou que pretende tratar com a bancada catarinense a busca por recursos com o governo federal.
— Santa Catarina não vai e não pode ser discriminada pelo governo federal. Pelo menos a bancada vai ser meu ‘parachoque’ — garantiu.
Jorginho ainda disse que deve definir na noite deste domingo a equipe de transição, que deve começar a atuar nesta semana. Entertanto, ele não quis antecipar nomes. Também não adiantou quem deverão ser os secretários de governo, informando que deve divulgar essas escolhas apenas a partir de 1° de dezembro.
Continua depois da publicidade
Jorginho disse que recebeu ligação de Décio Lima reconhecendo o resultado, mas informou que ainda não havia conseguido contato com Bolsonaro até o momento da coletiva.
O governdor eleito voltou a falar que deverá implantar projetos como a faculdade gratuita, uma nova versão do Pronampe para o meio rural e citou também a necessidade de obras em saneamento básico e rodovias estaduais.
Veja fotos da entrevista de Jorginho como governador eleito
Aliado de Bolsonaro, Lira parabeniza Lula pela vitória: “É preciso ouvir a voz de todos”
“O que for republicano, a gente vai tocar”, diz Jorginho
Sobre as continuidade de ações do governo Moisés, Jorginho tranquilizou. Disse que a relação na transição será respeitosa e prometeu manter as realizações.
Continua depois da publicidade
— Tudo que for decente e republicano, a gente vai tocar. Ninguém vai ser irresponsável de, com um dinheiro público aplicado, só porque não foi você que começou a obra, você não termina. Não… Os prefeitos sabem disso. Eu sou municipalista por convicção — afirmou.
A vitória de Jorginho Mello foi confirmada por volta das 19h02min, quando havia 76% das urnas apuradas e o candidato do PL acumulava 70,83% dos votos válidos, contra 29,21% do adversário Décio Lima (PT).
Jorginho agradeceu aos pais
Acompanhe a live de apuração do segundo turno das Eleições 2022:
Leia também
Resultado da eleição no exterior: veja onde Lula e Bolsonaro venceram