O governador eleito Jorginho Mello (PL) anunciou, nesta sexta-feira (23), mais três nomes para compor o próximo governo de Santa Catarina. Os novos membros do Executivo estadual irão ocupar os maiores cargos na Secretaria de Estado de Articulação Internacional, no Comando-Geral do Corpo de Bombeiros e na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Jorginho defende que as nomeações são baseadas na experiência que cada profissional adquiriu em sua área de atuação e que a capacidade técnica é um diferencial. No começo do mês, ele já havia anunciado onze nomes para as principais pastas.
O futuro Secretário de Estado de Articulação Internacional será o advogado Juliano Froehner. O próximo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) será o coronel Fabiano de Souza. Na área da Educação, a servidora Jeane Rauh Probst Leite assumirá a presidência da FCEE.
Mutirão, bolsas de estudo: Jorginho Mello antecipa primeiras ações para governo em SC
Continua depois da publicidade
Veja o perfil dos últimos nomes divulgados como parte do próximo governo:
Juliano Froehner – Secretário de Estado de Articulação Internacional

Advogado especializado em direito internacional, Juliano Froehner é natural de Rio Negrinho, no Planalto Norte. Trabalhou por anos fora do Brasil e em São Paulo, sempre atuando com contratos e negócios internacionais. Tem mestrado em Direito pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e mestrado em Direito Econômico Internacional pela Universidade de Warwick, da Inglaterra.
Ainda trabalhou como consultor internacional no Centro para Desenvolvimento Internacional, da Faculdade de Governo John F. Kennedy, da Universidade Harvard, e foi expert pela Organização da Indústria de Biotecnologia para a Assembleia Geral da Organização Mundial da Saúde/ONU em Genebra, na Suíça.
Primeira agenda de Adriano com governo Jorginho será na Secretaria da Fazenda
Coronel BM Fabiano de Souza – Comandante-Geral do CBMSC

Formado em Direito, Fabiano de Souza tem pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil, em Gestão Pública com ênfase em atividade de bombeiro militar e mestrado profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental.
Continua depois da publicidade
Foi comandante em Rio do Sul, ajudante de Ordens e ajudante geral do Comando-Geral do CBMSC e tem experiência na Secretaria de Estado da Defesa Civil, onde já foi secretário adjunto, diretor de prevenção e gerente de operações.
Verão começa em SC com maioria das praias impróprias para banho, diz IMA; veja mapa
Jeane Rauh Probst Leite – Presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)

Formada em Pedagogia com habilitação em Deficiência Mental pela Universidade Federal de Santa Catarina, Jeane Rauh Probst Leite é servidora da FCEE há 27 anos. Já exerceu as funções de professora, gerente de supervisão descentralizada, coordenadora de centro de atendimento, reabilitadora visual, transcritora braille e direção de ensino, pesquisa e extensão.
Atualmente faz mestrado em Planejamento e Controle de Gestão pela UFSC e atua como docente sobre temas relacionados à educação especial. Entre seus trabalhos está a publicação da pesquisa “Implementação da Educação Bilíngue no Estado de Santa Catarina”. Também é presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no biênio 2020 a 2022.
Como está o trânsito na BR-101, BR-376 e mais rodovias de SC na saída para Natal e Réveillon
Veja a lista dos secretários para o próximo governo de SC:
- Administração: Moisés Diersmann
- Saúde: Carmen Zanotto
- Educação: Aristides Cimadon
- Secretário-chefe da Casa Militar: tenente-coronel José Eduardo Vieira
- Comandante-geral da Polícia Militar: Aurélio José Pelozato
- Procurador-geral do Estado: Márcio Vicari
- Fazenda: Cleverson Sievert
- Secretaria-geral de governo: Danieli Pinheiro Porporatti
- Articulação Nacional: Vânia Franco
- Agricultura e Pesca: Valdir Colatto
- Prevenção e Defesa Civil: Coronel Armando
- Articulação Internacional: Juliano Froehner
Continua depois da publicidade
Leia também
Último indulto de Natal de Bolsonaro perdoa policiais envolvidos no massacre de Carandiru
Diplomado como governador, Jorginho Mello se emociona e promete unir o Estado: “SC é uma só”