Décio Lima (PT) e Jorginho Mello (PL), que irão disputar o segundo turno pelo governo de Santa Catarina, estão entre os candidatos que menos viajaram pelo Estado, segundo o levantamento feito pelo Diário Catarinense entre 29 de agosto e 1º de outubro. Os 10 concorrentes ao Executivo Estadual visitaram 108 dos 295 municípios catarinenses durante a campanha eleitoral para o primeiro turno das Eleições 2022. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

As regiões mais visitadas por todos os candidatos foram o Vale do Itajaí e o Oeste. Juntas, as macrorregiões concentram 2,3 milhões de eleitores catarinenses — 41% do eleitorado de SC. O Norte e a Grande Florianópolis também contaram com ações de campanha nas maiores cidades do Estado, Joinville e Florianópolis. No Sul, debates movimentaram a agenda eleitoral e políticos locais realizaram campanha nos principais municípios. A Serra, que possui a menor quantidade de eleitores, foi a menos visitada durante as últimas cinco semanas. 

Jorginho, que terminou o primeiro turno com 38,6% dos votos, cumpriu agenda em 23 cidades, de acordo com as informações repassadas pela assessoria. O município com maior número de compromissos de campanha foi Florianópolis, onde esteve oito vezes. Na capital, ficou em terceiro lugar nas urnas e obteve 22% dos votos. 

Apesar disso, o candidato alinhado a Jair Bolsonaro (PL) obteve vitória em 193 cidades, cerca de 65% do Estado. Também venceu em dois dos municípios que mais visitou: Joinville e Balneário Camboriú, onde esteve quatro vezes em cada. Cerca de 46% dos eleitores da maior cidade do Estado votaram em Jorginho no primeiro turno. Na cidade do litoral, a porcentagem a favor do candidato foi de 53%. 

Continua depois da publicidade

Quem venceu a corrida para o governo estadual em cada cidade de SC; veja mapa

A região mais visitada pelo atual senador foi o Oeste e Meio-Oeste, onde esteve em seis cidades. Cinco municípios do Norte e do Vale do Itajaí também estiveram no roteiro do político. Ele ainda passou por quatro cidades do Sul catarinense, duas da Grande Florianópolis e uma da Serra.

Décio, que passou para o segundo turno com 17,4% dos votos, visitou 17 municípios, segundo a agenda informada pela assessoria. Florianópolis foi a cidade onde mais teve compromissos, e esteve por oito vezes. O candidato ficou em segundo lugar entre os eleitores da capital, com 24% dos votos, onde fez um comício com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Ele teve vitória em 39 cidades catarinenses, a maioria concentrada no Oeste. Entretanto, na região, só esteve presencialmente em Chapecó e São Miguel do Oeste, onde não venceu e ficou atrás do concorrente do PL. Entretanto, Décio teve a maior porcentagem da votação em Saltinho e ficou com 49% dos votos.

Quem são os deputados federais eleitos em SC nas Eleições 2022

A região mais frequentada pelo candidato foi o Vale do Itajaí, onde esteve em nove cidades. Depois, foi a Grande Florianópolis, com três municípios visitados. No Oeste e no Sul catarinense, visitou duas cidades em cada. No Norte, apenas Joinville esteve no roteiro. 

Continua depois da publicidade

O resultado nas urnas no domingo (2) pode estar relacionado com as estratégias de campanha digital dos candidatos. Passar pelas cidades e conhecer o eleitorado presencialmente era a principal forma de ser conhecido por décadas, mas isso mudou com as redes sociais e a internet. Com algoritmos e seguidores, o ambiente digital se tornou uma forma de impulsionar as propostas políticas e popularizar os candidatos por meio de postagens e engajamento. 

— Fazer bem as redes pode não garantir eleição, mas conduzir mal pode prejudicar o resultado — analisa Fred Perrillo, estrategista digital e consultor de marketing político.

Fora da disputa do segundo turno, Carlos Moisés (Republicanos) recebeu 16,9% dos votos no pleito e passou por 45 cidades durante o período de campanha eleitoral, número superior a Décio e Jorginho. As cidades mais frequentadas foram Florianópolis, Joinville e São José, onde teve, em média, 11% dos votos.

Porém, o atual governador teve 55 vitórias municipais no pleito, mais do que o segundo colocado. Décio teve melhor desempenho nas cidades com mais eleitores no Estado, o que amenizou derrotas em municípios menores e deixou Moisés como terceiro colocado na corrida pela Casa D’Agronômica no primeiro turno.

Continua depois da publicidade

Bolsonaro vence em 263 cidades de SC, e Lula, em 32 no 1º turno; veja mapa

O Oeste foi a região mais visitada por Moisés, com 17 cidades no roteiro. Ele passou por oito cidades no Vale do Itajaí e no Sul do Estado. Seis municípios do Norte e cinco da Grande Florianópolis também fizeram parte da campanha. Na Serra, apenas Lages foi visitada, mas o candidato teve vitória em várias cidades serranas. 

Gean Loureiro (União Brasil), que teve 13,61% dos votos, cumpriu agenda de campanha em 39 municípios. A cidade mais importante durante a corrida ao governo estadual para ele foi Florianópolis, onde foi prefeito e esteve 13 vezes. O candidato venceu seus concorrentes na Capital, com 33% dos votos. Ainda teve vitórias em Governador Celso Ramos e Bela Vista do Toldo. 

A região mais visitada por ele foi o Oeste, com 18 cidades no roteiro. No Vale do Itajaí, passou por oito municípios. Já no Norte, esteve em cinco municípios, e na Grande Florianópolis, em quatro. Gean também cumpriu agenda em duas cidades do Sul e uma da Serra. 

Quem são os deputados estaduais eleitos em SC nas Eleições 2022

Esperidião Amin (PP) foi quem mais visitou Santa Catarina, mas obteve apenas 9,7% dos votos na eleição. Ele percorreu 60 cidades e teve vitórias em quatro municípios, dois na região Sul, um no Oeste e outro no Planalto Norte. Entretanto, o candidato terminou em quinto lugar na corrida eleitoral do Estado. 

Continua depois da publicidade

A região que concentrou os compromissos do concorrente foi o Vale do Itajaí, com visitas a 18 municípios. No Oeste, 17 cidades fizeram parte do roteiro do candidato e nove no Norte. Sete cidades do Sul e seis da Grande Florianópolis também tiveram ações de campanha de Amin. Já na Serra, ele passou por três cidades.

Veja o mapa do roteiro dos candidatos a governador de SC

Odair Tramontin (Novo) somou 2,7% dos votos e também visitou 23 municípios, de acordo com o levantamento. Entretanto, ele não ficou em primeiro lugar em nenhum deles. A cidade com mais compromissos foi Blumenau, onde ele esteve 15 vezes. 

O Vale do Itajaí foi a região mais visitada, onde Tramontin passou por sete cidades. No Oeste esteve em seis municípios e, no Norte, em cinco. Também teve compromissos em três cidades na Grande Florianópolis e duas no Sul.

Jorge Boeira (PDT), que teve menos de 1% dos votos, fez campanha em 16 cidades, mas também não teve destaque em nenhuma cidade. Os municípios onde mais teve ações no período eleitoral foram Florianópolis, onde esteve 10 vezes, Criciúma e Itajaí, com quatro passagens em cada uma. 

Continua depois da publicidade

Qual a cidade mais lulista de SC no 1ª turno das Eleições 2022

A região mais visitada pelo candidato foi o Sul, por onde passou em cinco municípios. Ele também passou por três cidades do Norte, Oeste e Vale do Itajaí. Na Grande Florianópolis, visitou a capital e mais uma cidade. 

Alex Alano (PSTU) também recebeu menso de 1% dos votos. Ele fez campanha presencialmente em oito cidades, de acordo com a assessoria. Também não teve resultado expressivo em nenhum município. Criciúma foi a cidade com mais ações de campanha, totalizando 18 registros. 

A região mais visitada pelo candidato foi o Sul, com quatro cidades no roteiro. O candidato passou também por dois municípios do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis. 

As assessorias dos candidatos Ralf Zimmer (Pros) e Leandro Borges (PCO) não enviaram as agendas dos políticos entre 29 de agosto e 1º de outubro para o levantamento. Ambos receberam menos de 1% dos votos.

Continua depois da publicidade

Veja o mapa de quem venceu a corrida para o governo estadual em cada cidade de SC

Leia também 

Ciro Gomes anuncia que vai apoiar Lula nas eleições 2022: “Última saída”

Padre Kelmon faz pelo menos 1 voto em 96% das cidades de SC

Apenas 1 dos 13 ex-secretários de Moisés consegue se eleger como deputado