Jorginho Mello confirma a instalação da primeira escola cívico-militar em Jaraguá do Sul. A autorização foi dada pelo governador de Santa Catarina ao deputado estadual Antídio Lunelli em reunião na terça-feira (5).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville pelo WhatsApp
Joinville quer participação dos Bombeiros Voluntários em escola cívico-militar
Desde 2020 já havia a previsão de implementação de uma unidade militar na cidade, que agora deve sair do papel. O local previsto é a escola estadual Darci Franke Welk, que fica no bairro São Luís. Parte dos alunos que estuda na instituição será absorvida.
A partir deste sinal verde por parte de Jorginho, a Secretaria de Educação do Estado vai definir os detalhes, junto da Polícia Militar. Conforme a coronel Arlene Villela, responsável pelo 12º Comando Regional, a unidade tem apenas uma turma de ensino médio à tarde, e outras 12 distribuídas entre o período matutino e noturno.
Continua depois da publicidade
— A escola militar inicia do zero, com turmas a partir do sexto ano do ensino fundamental. Por isso, solicitamos a disponibilização da unidade à Secretaria da Educação e ao governador — explica.
Segundo Lunelli, a maioria das vagas seria ocupada por filhos de civis. Na última semana, durante reunião com o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, o deputado também teve parecer positivo sobre ceder a unidade para a criação da escola militar em Jaraguá do Sul.
Atualmente, Santa Catarina tem cinco unidades no modelo militar.
Leia também
Após STF, Tribunal de Contas declara atuação de bombeiros voluntários de SC irregular
Suspeito de matar namorada em SC forjou suicídio e alterou cena do crime, diz policia
Entenda o projeto que permite indústrias em todos os bairros de Joinville