O governador Jorginho Mello e o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, assinaram nesta segunda-feira (3) a ordem de serviço para a elaboração do Plano Aeroviário de Santa Catarina (Paesc). Evento ocorreu na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O último plano aeroviário foi feito em 1989 no Estado. Em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), um estudo de demanda de passageiros, linhas aéreas e cargas em todos os aeroportos catarinenses será feito nos próximos nove meses. O documento, conforme o governo catarinense, vai nortear as ações futuras em relação aos 21 aeroportos do Estado.

Os desafios do estudo são destravar o processo de concessão dos aeroportos sob a administração do Estado e otimizar os investimentos nos aeroportos. O novo projeto vai custar para o governo R$ 1,4 milhão e tem prazo de nove meses para conclusão.

Dos 21 aeroportos públicos em Santa Catarina, 13 são subdelegados pelo Estado aos municípios, três administrados pelo governo catarinense, um administrado pelos municípios e quatro administrados pela iniciativa privada.

Continua depois da publicidade

Jorginho conclui secretariado no sexto mês de gestão, mas já pode ter que fazer mudança

Em 2022, cerca de 6,2 milhões de passageiros utilizaram os aeroportos e mais de 11,5 milhões de toneladas de cargas foram movimentadas.

— Na execução do novo Paesc, será realizado o diagnóstico da operação aeroportuária atual com a execução de inventário da infraestrutura dos negócios aeroportuários e análise socioeconômica dos municípios e regiões dos aeródromos. Esses dados principais possibilitarão a atualização das projeções de demandas de passageiros, cargas e aeronaves para então serem definidas e apontadas as ações para o desenvolvimento da rede de aeroportos do Estado de Santa Catarina — explicou o coordenador do LabTrans, laboratório da UFSC responsável pelo estudo, Wellington Repette.

O governador Jorginho Mello disse durante a cerimônia que pretende revitalizar todos os aeroportos a partir do novo estudo sobre a situação real dos locais em Santa Catarina.

— Eu não tenho dúvida que com esse plano nós vamos modernizar, e assim saberemos onde podemos chegar para oferecemos um mapa atualizado e real dos nossos aeroportos para quem quer voar em Santa Catarina e revitalizar todos eles — afirmou Jorginho, que ainda lamentou os problemas nas estradas e disse que é preciso terminar as duplicações: — Nós precisamos ter conhecimento de como está os nossos aeroportos, infelizmente nossas estradas estão com problemas, temos que terminar as duplicações até onde tem projeto e depois temos que concessionar, não dá mais pra perder tempo. Não dá pra ir todo mês na bancada federal pedir dinheiro para terminar as rodovias. Nós precisamos também fazer com que todas elas sejam concessionadas.

Continua depois da publicidade

Veja como foi

Leia também

Exército fecha fronteira de Santa Catarina; entenda operação

Projeto de anistia para Bolsonaro leva assinatura de quatro deputados de SC