Em visita a Joinville neste 9 de março, aniversário de 172 anos da cidade, o governador Jorginho Mello (PL) anunciou a estadualização do Ceasa e também confirmou o aumento de 33% para corporações de Bombeiros Voluntários de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Confira o especial de 172 anos de Joinville sobre a Rua das Palmeiras
O primeiro compromisso do parlamentar na cidade foi a visita na sede do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, onde comunicou que o governo do Estado fará o repasse de R$ 8 milhões para a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC). O valor previsto para 2023 é 33% maior do que a média anual dos últimos anos, que gira em torno de R$ 6 milhões.
— Os bombeiros fazem esse serviço que todos adoramos. São eles que vêm ao nosso encontro salvar nossa vida e nosso patrimônio. Estamos fazendo esse repasse na certeza de que vão atender muito bem todos esses municípios. E hoje vamos andar em Joinville e aplaudir a cidade”, disse o governador Jorginho durante a cerimônia.
Continua depois da publicidade
Estadualização do Ceasa
O segundo ato do dia foi a assinatura do convênio para gestão compartilhada do Ceasa da cidade, que atende toda a região. Conforme o governo estadual, serão 180 dias iniciais de gestão compartilhada e, nesse período, será desenhada uma forma de transferir 100% dessa operação para o Estado.
O órgão estadual retoma com essa medida as instalações físicas desse serviço em Joinville e passa a ser o responsável pela política hortifrutigranjeira para a região, que compreende os municípios do Norte catarinense, do Vale do Itapocu e do Planalto Norte.
O órgão municipal vinha com dificuldades operacionais por conta da falta de integração com as outras regiões catarinenses. Com a estadualização, a ideia da prefeitura é integrar a unidade com as de outras cidades catarinenses, como Blumenau e Florianópolis. Conforme falou Fernando Bade, secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville ao AN, o Ceasa não pertence somente a Joinville, mas a toda região Norte catarinense.
O município foi responsável pela obra de conserto do telhado e o governador cumpriu o compromisso de o Estado assumir a gestão do equipamento. No ato, Jorginho anunciou que Onévio Antônio Zabotti, engenheiro agrônomo da Epagri, será o novo gerente do Ceasa na cidade.
Continua depois da publicidade
A agenda do governador Jorginho em Joinville envolve uma série de anúncios para a cidade. No período da tarde, Jorginho Mello seguirá para compromissos oficiais na saúde, no Hospital São José, e Bethesda, e na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Leia também
“Cheio de esperança”, Adriano Silva aguarda por anúncio de repasse para hospital
Rodovia do Arroz em Joinville tem apenas um ponto de ônibus em bom estado, mostra estudo
Joinville Vôlei vence em casa e garante classificação antecipada na Superliga B