A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou na manhã desta segunda-feira a lista de leituras obrigatórias para o vestibular de 2014. São 12 obras no total. Em comparação com o concurso de janeiro deste ano, oito livros foram mantidos, resultando em quatro novos títulos.

Continua depois da publicidade

Entre as novidades estão Terras do Sem Fim, de Jorge Amado, Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, As Parceiras, de Lya Luft, e 12 contos de Murilo Rubião. Foram mantidos O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa), Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, Esaú e Jacó, de Machado de Assis, A Educação pela Pedra, de João Cabral de Melo Neto, História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, O Centauro no Jardim, de Moacyr Scliar, Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto e a seleção de obras poéticas de Gregório de Matos Guerra.

Saíram da lista as obras Manuelzão e Miguilim (Campo Geral e Uma Estória de Amor), de Guimarães Rosa, O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca, e O Filho Eterno, de Cristóvão Tezza.

Saiba mais

Continua depois da publicidade

Os contos de Murilão Rubião são: O Pirotécnico Zacarias, O Ex-mágico da Taberna Minhota, Bárbara, A Cidade, Ofélia, meu Cachimbo e o Mar, A Flor de Vidro, Os Dragões, Teleco, o Coelhinho, O Edifício, O Lodo, O Homem do Boné Cinzento e O Convidado.