O Grêmio venceu o Avenida neste domingo, pelo Gauchão, por 2 a 1. Jonas fez os dois. Carlos Alberto descontou para o Avenida. Com o resultado, os gremistas pularam para 13 pontos, em segundo lugar no Grupo 2, garantindo classificação para a próxima fase do primeiro turno. O Ypiranga é o líder, com 16 pontos. A equipe de Erechim venceu o Brasil-Pe nesta noite, por 3 a 1.
Continua depois da publicidade
O jogo começou com muita marcação e faltas. Willian Magrão e Tcheco foram substituídos após divididas com adversários. O volante sentiu o joelho, e o meia a panturrilha. Maylson e Makelele entraram no lugar deles, respectivamente. Por lesão, o meia Leandro Alves, do Avenida, também saiu, já no final da primeira etapa. Entrou Sinval.
Papéis picados e atirados por torcedores na lateral esquerda do campo pegaram fogo e o árbitro Leonardo Gaciba teve de parar a partida pelo menos duas vezes. O primeiro tempo teve cinco minutos de acréscimos.
Primeiro tempo de Jonas
As chances de gol demoraram a sair. Aos 18, Alexandre arriscou de longe para o Avenida, mas Victor segurou com tranquilidade. Aos 19, em um cruzamento de Fábio Santos pela esquerda, ninguém do Grêmio apareceu para concluir.
Continua depois da publicidade
Aos 26 minutos, Jonas abriu o placar. Após cobrança de escanteio de Souza, Alex Mineiro tocou para o gol, a bola quicou no gramado, enganou o goleiro Fabiano e Jonas apareceu para finalizar.
O segundo do Grêmio, marcado novamente por Jonas, foi marcado aos 32 minutos. O atacante recebeu na entrada da área, limpou do marcador Rodrigo Ramos, e mandou uma bomba para o gol, sem chances para Fabiano.
Rafael Marques ainda arriscou chute de longe aos 44 para a firme defesa de Fabiano.
Avenida desconta no segundo tempo
A primeira boa chance do segundo tempo surgiu com Jonas, aos 11 minutos. Makelele recebeu de Jonas e lançou Souza, que chegava ao ataque pelo meio. O jogador arriscou para o gol e a bola passou ao lado de Fabiano.
Em lance individual, aos 14, Jonas quase fez seu terceiro, e o terceiro do Grêmio. Ele tirou os marcadores do lance dentro da área, avançou e chutou para o gol. A bola passou raspando pela trave direita de Fabiano.
Continua depois da publicidade
Adílson criou boa oportunidade para o Avenida aos 20. O volante deu um passe muito curto no campo de defesa, na entrada da área, mas o ataque adversário não soube aproveitar. A zaga gremista logo se recuperou no lance.
Aos 29, Souza quase ampliou o placar. O meia recebeu de Jonas, na entrada da área, ficou cara a cara com Fabiano e, no chute, a bola bateu no goleiro do Avenida.
Um minuto depois, o gol do Avenida. Em cobrança de escanteio, Victor não conseguiu acompanhar a bola e Carlos Alberto mandou para o gol de cabeça.
O Grêmio teve duas chances na sequência após o gol do Avenida. Primeiro com Alex Mineiro, após escanteio. O atacante cabeceou e a bola passou raspando na trave, aos 34. Depois, Ruy entrou pela direita e mandou a bomba. O goleiro Fabiano espalmou para escanteio.
Continua depois da publicidade
Aos 38, Makelele entrou na área saindo da marcação do zagueiro Téda e, na dividida, caiu pedindo pênalti. O árbitro não marcou.
Aos 47, Souza mandou uma bola na trave, depois de receber passe de Herrera. E foi o último lance do jogo.
Matéria atualizada às 22h30min deste domingo, 15/02/2009.