Joinville voltou a ter queda no número de mortes por Covid em setembro, quando houve três óbitos registrados na maior cidade de Santa Catarina. Os dados são do governo do Estado, atualizados nesta quarta-feira (5).

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A queda nas mortes por Covid em setembro foi de 85% em relação ao mês anterior, que finalizou com 19 óbitos pela doença. O cenário atual repete o mês de maio, quando também foram registradas três vítimas fatais em Joinville.

Desde então, as mortes começaram a aumentar a cada mês, mesmo permanecendo dentro do patamar apresentado no início da pandemia. Foram 12 óbitos em junho, outros 16 em julho e mais 19 em agosto.

As vítimas de setembro foram dois homens, de 66 e 83 anos, e uma mulher, de 81 anos. Todos eles apresentavam comorbidades, de acordo com o governo do Estado.

Continua depois da publicidade

Desde o começo da disseminação do vírus, apenas o primeiro mês da pandemia, quando houve uma vítima da Covid, teve menos mortes do que setembro de 2022.

No total, 2.313 vítimas perderam a vida por complicações da Covid desde o início da pandemia em Joinville, sendo o município com mais mortes em Santa Catarina.

Veja os números por mês:

Os dados são do governo do Estado e podem sofrer alterações ao longo do tempo, caso haja registros de mortes anteriores que sejam incluídas no sistema posteriormente.

Casos ativos têm queda em um mês

Além da queda no número de mortes, os casos ativos também reduziram ao longo do último mês. No início de setembro, eram 389 pessoas diagnosticadas com o vírus em Joinville. Já em 1º de outubro, eram 128.

Continua depois da publicidade

A queda impacta ainda na ocupação dos hospitais na cidade. Neste momento, 22% dos leitos adultos de UTI para Covid estão ocupados nas unidades públicas e privadas da cidade. Entre os pacientes internados, não há casos confirmados com a doença, mas são quatro casos suspeitos e outros seis já descartados, mas que permanecem nos leitos.

> Joinville zera pacientes internados com Covid pela primeira vez

No caso das enfermarias, a ocupação é de 33% nos leitos adultos para Covid. Também não há casos confirmados para coronavírus. Porém, são um caso suspeito e 12 pacientes já descartados para a doença. Os dados são da prefeitura de Joinville.

Leia também:

Bebês e crianças são um terço dos internados por Covid em SC

Mais de 10 cidades de SC não vacinaram crianças de 3 e 4 anos em três meses

OMS diz que fim da pandemia de Covid-19 pode estar próximo