Joinville voltou a apresentar aumento no número de mortes por Covid em junho. Foram 12 vítimas que morreram por complicações da doença durante o mês, sendo que maio havia fechado com apenas três óbitos. Os dados são do governo do Estado.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

As vítimas foram sete mulheres, de 54 a 83 anos, e cinco homens, de 65 a 81 anos. Apenas duas vítimas não apresentavam comorbidades, de acordo com o Estado.

Três mortes aconteceram na primeira quinzena do mês, enquanto as demais foram registradas na segunda metade de junho – sete delas entre os dias 26 e 29.

Apesar do aumento das mortes em junho, o número ainda está dentro do patamar apresentado no início da pandemia. Desde o começo da disseminação do vírus, apenas quatro meses tiveram menos de 12 óbitos, por exemplo.

Continua depois da publicidade

O último mês em que houve aumento de mortes foi em fevereiro, que terminou com 88 vítimas. Foi uma alta de 57% em relação a janeiro, quando haviam morrido 56 pessoas.

No total, 2.275 vítimas perderam a vida por complicações da Covid desde o início da pandemia em Joinville, sendo o município com mais mortes em Santa Catarina.

Veja os números por mês:

Os dados são do governo do Estado e podem sofrer alterações ao longo do tempo, caso haja registros de mortes anteriores que sejam incluídas no sistema posteriormente.

Clima frio e falta de vacina podem ser causas

Em entrevista ao Diário Catarinense, o infectologista e professor de medicina da Univille, Tarcisio Crocomo, explicou que dois fatores podem contribuir para o aumento das mortes: a chegada do inverno e a falta de vacinação.

Continua depois da publicidade

— O clima frio favorece a disseminação de doenças respiratórias. E sabemos também que os casos mais graves atuais ocorrem em pessoas não vacinadas ou que não estão com as doses em dia e, com isso, ficam mais suscetíveis a doença mais grave — pontuou.

Por isso, o especialista orienta que os cuidados básicos sejam mantidos para evitar a contaminação, como uso de máscara, higiene das mãos, evitar aglomerações e a vacinação contra a Covid.

Casos ativos mantém patamar

Se as mortes apresentam aumento, o número de casos ativos se mantém estável desde o início de junho, quando foram registradas 1,5 mil pessoas diagnosticadas com o vírus em Joinville. Um mês depois, a cidade tem 1.578 casos ativos, segundo atualização do governo do Estado do último sábado (2).

Em maio, o município vivia um patamar de 200 casos ativos, mas o número começou a aumentar ao longo do mês até chegar em 1,5 mil no começo do mês passado. Ao longo de junho, Joinville chegou a atingir 1,9 mil pessoas diagnosticas com Covid.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Com mais de 13 mil infectados, Joinville confirma mais três mortes por dengue

Moradores de Joinville podem denunciar focos de dengue por aplicativo

Em seis meses, SC registra quase quatro vezes mais casos de dengue do que em 2021