O JEC é o campeão do returno do Campeonato Catarinense e está classificado para as finais do Estadual. O Tricolor coroou a grande campanha no returno com outra vitória, diante da Chapecoense, em Chapecó, por 3 a 1. Rafael Donato (duas vezes) e Bruno Aguiar marcaram para o JEC. Diego, contra, fez o gol da Chapecoense. O resultado aumentou a vantagem do Joinville sobre o Verdão na segunda etapa do campeonato. Agora, são 22 pontos contra 14 da vice-líder, já sem chances faltando uma rodada para o fim do returno.
Continua depois da publicidade
Classificado para a decisão, nos dias 1º e 8 de maio, diante da própria Chapecoense, o JEC apenas cumpre tabela na última rodada, no próximo domingo, diante do Brusque, na Arena. Antes, o Joinville vai a Rio Brilhante (MS), onde na quarta-feira, às 21h30, enfrenta o Comercial-MS, na estreia do Tricolor pela Copa do Brasil.
Leia mais notícias sobre o JEC
Opinião de Elton Carvalho no blog Toque de Letra
Continua depois da publicidade
Veja como foi o minuto a minuto da partida
O jogo
O Joinville começou a partida de maneira arrasadora. Com um minuto e meio do jogo, Murilo sofreu falta pela ponta esquerda do ataque. Na cobrança, Juninho colocou na cabeça de Rafael Donato, que subiu mais do que Thiego e colocou a bola no canto esquerdo de Danilo: 1 a 0.
O gol deu ainda mais confiança ao JEC. Aos 13 minutos, em outra bola parada, Bruno Aguiar arriscou de longe, Danilo não segurou e Murilo quase marcou no rebote. O próprio Danilo se recuperou depois da falha no primeiro lance.
Após os sustos, a Chapecoense tentou se reencontrar no jogo, mas tinha dificuldade para criar. Restou ao Verdão investir nas bolas paradas e nos chutes de fora da área. Nos arremates, Ananias, Lucas Gomes e Hyoran tentavam de todo o jeito, mas a pontaria não andava boa.
Na bola parada, a combinação dos lançamentos de Cléber Santana para Thiego surtia mais efeito. Em pelo menos duas oportunidades, o zagueiro apareceu nas costas da defesa do JEC, mas não cabeceou bem.
Continua depois da publicidade
A grande chance dos donos da casa apareceu aos 43 minutos. Hyoran cobrou falta da entrada da área e acertou a trave direita de Agenor. Para a sorte do JEC, a bola tocou a trave e saiu em direção à linha de fundo.
Apesar da vantagem conquistada nos 45 minutos, o Joinville voltou do intervalo com uma mudança. William Paulista deu lugar a Pereira. No entanto, a repetição deu certo.
Novamente na bola parada, o Tricolor chegou ao segundo. Aos sete minutos, Juninho cobrou falta e Rafael Donato foi agarrado por Neto dentro da área. Sandro Meira Ricci viu e marcou o pênalti. Na cobrança, Bruno Aguiar bateu firme no canto direito de Danilo e ampliou a vantagem.
E a dupla protagonista dos dois primeiros gols voltou a aparece no terceiro. Novamente na bola parada, o JEC teve cobrança de Juninho e cabeçada de Rafael Donato no canto esquerdo de Danilo: 3 a 0.
Continua depois da publicidade
De tanto sofrer gols em bolas paradas, a Chapecoense conseguiu responder da mesma maneira. Aos 17 minutos, Hyoran cobrou falta da direita, Bruno Rangel desviou e Diego tentou evitar a cabeçada de Lourency e marcou contra.
O Joinville ainda tomou um susto em grande jogada de Maranhão sobre Diego. Ele rolou para trás, Hyoran chutou, mas Agenor evitou o segundo. Depois deste lance, o JEC corrigiu o sistema defensivo com a inversão de Juninho para o lado esquerdo e a entrada de Victor Oliveira no lugar de Naldo. O jogo seguiu em ritmo morno até fim e o JEC, enfim, pôde comemorar o título e a vaga na final após o apito de Sandro Meira Ricci.