Joinville vai decretar estado de emergência e agilizar a locação de robôs e outras tecnologias para inspeção técnica de galerias de água antigas da cidade. A decisão foi anunciada nesta manhã de terça-feira (23) pelo prefeito Adriano Silva (Novo) após o desabamento de uma calçada durante a abertura de Natal.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Conforme o prefeito, conversas já estão sendo feitas para a contratação de uma empresa especializada para fornecer o serviço de tecnologia e dos equipamentos já existentes no país.
— Estamos agilizando todo processo pra fazer inspeções técnicas com robôs, afinal, há vários ambientes da obra que a gente não consegue adentrar com os técnicos – garantiu.
Após a estrutura ceder, mais de 30 pessoas caíram dentro do rio e foram encaminhadas ao hospital com ferimentos. Nesta manhã, equipes do Instituto Geral de Perícias e bombeiros colhiam materiais para perícia no local do acidente.
Continua depois da publicidade
> Prefeitura de Joinville quer avaliação estrutural em área do acidente
Auditoria
Além deste decreto, outra medida tomada pela prefeitura é, por meio de uma auditoria, dar celeridade às investigações já existentes relacionadas ao rio Mathias e realizar uma perícia interna, com foco nas últimas obras e em galerias antigas, além da realização de estudo estrutural da área atingida. A controladoria municipal deve conduzir os trabalhos
— A auditoria interna é um processo importante para justamente a gente poder levantar todos os laudos, informações de contratos de fornecedores e também o histórico da obra que foi feita e as atividades que ocorreram — disse.
> Evento de Natal em Joinville continuou por não haver feridos graves, diz prefeito
Antes da coletiva de imprensa desta manhã, o prefeito, secretários municipais e vereadores se reuniram para atualizar a situação do acidente. Outra medida que ficou definida é o adiantamento no calendário de vacinação e também apoio psicológico para as vítimas.
O que se sabe até agora
Após vistorias na noite de segunda e terça-feira no local, engenheiros da prefeitura afirmaram que o desabamento aconteceu em um ponto de interseção entre as galerias antigas do rio Mathias e as obras de implantação das comportas, que fazem parte do projeto de cacrodrenagem.
Continua depois da publicidade
> Polícia Civil investiga causas do acidente no evento do Natal de Joinville
A prefeitura informou que laudos sobre o acidente serão avaliados pela Procuradoria-Geral do município para inclusão na ação condenatória que tramita desde o dia 8 de julho na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Joinville. O processo busca o ressarcimento e a reparação por perdas e danos sofridos em decorrência das obras do Rio Mathias.
Em razão do acidente, a avenida Dr. Albano Schulz, no sentido Sul-Norte permanecerá interditada sem previsão de reabertura.
Leia também
Moradores relatam desespero de crianças após queda de calçada em Joinville
Evento de Natal em Joinville continuou por não haver feridos graves, diz prefeito