Joinville vacinou contra a gripe 29% do público-alvo da campanha de imunização, que começou no início de abril. A primeira fase contempla os idosos e trabalhadores da saúde e termina neste sábado (30).

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Segundo os dados da prefeitura, são 95 mil joinvilenses aptos a receber o imunizante na primeira fase, mas apenas 27,6 mil buscaram as unidades básicas de saúde para a vacinação.

Para quem ainda não se vacinou, o município realiza o Dia D de imunização contra a Influenza neste sábado. Também serão disponibilizadas as vacinas contra a Covid e o sarampo, que atingiu até agora apenas 35,4% do público-alvo, estimado em 13 mil.

Para receber os imunizantes, é necessário comparecer a alguma das unidades participantes da ação e apresentar documento de identificação com foto e carteira de vacinação, além de comprovar a condição como pertencente aos grupos contemplados.

Continua depois da publicidade

> Reações da vacina contra a gripe; veja as principais

No Dia D haverá vacinação seis locais, em diferentes regiões da cidade, abertos para imunizar a população. Das 8 às 17 horas, o atendimento será oferecido na Central de Imunização do Centreventos Cau Hansen, na UBSF Bakhita, na UBSF Pirabeiraba e na UBSF João Costa. Das 8 às 12 horas, a vacinação será disponibilizada na UBSF Cubatão e na UBSF Vila Nova Sede.

Fases de vacinação contra gripe:

– ​Na primeira fase, que vai de 4 a 30 de abril, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde podem receber o imunizante;

– Na sequência, de 30 de abril a 3 de junho, a campanha vai incluir crianças de 6 meses até 4 anos;

– A partir de 2 de maio, podem ser vacinados: professores, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e portuários.

Continua depois da publicidade

Cronograma de vacinação contra sarampo:

– A campanha do sarampo começa a vacinar os trabalhadores da saúde de 4 a 30 de abril;

– De 30 de abril até 3 de junho, crianças de 6 meses até 4 anos poderão ser vacinadas contra a doença.

Leia também:

Gripe: conheça os sintomas da doença

Gripe, Covid-19 ou rinite? Saiba a diferença entre essas e outras doenças respiratórias

O que você precisa saber sobre a vacinação contra a gripe?